O número de reclamações por problemas relacionados à Sabesp não para de crescer, tanto que os rankings municipais de reclamações dos Procons municipais já colocam a estatal, como a segunda mais reclamada, perdendo apenas para a concessionária de energia Enel. Em maio o consumidor, já não tão contente com os serviços da empresa de água, ainda vai ter que arcar com o aumento de 9,5% na tarifa, percentual autorizado pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).
O RD destacou há duas semanas inúmeros vazamentos nas ruas e calçadas do Jardim Zaíra, em Mauá. Após a reportagem, a companhia procedeu uma série de reparos no bairro. Em fevereiro e março reportagens relataram falta de água no mesmo bairro. Agora problemas também surgem nas contas dos moradores de Ribeirão Pires, que receberam na mesma conta a cobrança de dois valores idênticos de R$ 30,30 referente à Taxa de Lixo. Na conta um valor veio fazendo referência à taxa e outro como “Resíduos Sólidos Urbanos”. A companhia admitiu o erro.
Em nota, a Sabesp disse que o erro, no entanto, não afetou o cálculo das contas. “A Sabesp informa que, nas contas emitidas em abril, ocorreu uma falha no sistema da companhia. No campo de Discriminação do Faturamento, consta, de forma equivocada, a cobrança da taxa de resíduos sólidos urbanos. O correto é constar apenas o valor da cobrança da taxa do lixo. A falha não afetou o valor final das contas, que estão corretas. Portanto, as contas devem ser pagas normalmente, pois o valor da taxa do lixo não está sendo cobrado em duplicidade. A Sabesp pede desculpas por tal falha e permanece à disposição pela Central de Atendimento, nos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita), ou também pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br”.
O número de reclamações contra a companhia de água, uma das empresas que o governo do Estado quer privatizar, cresceu muito no último ano. O ranking do Procon Estadual, que considera as agências próprias e as reclamações que chegam por meio virtual, elevou a Sabesp da 40ª posição, na classificação das mais reclamadas em 2021, para a 21ª, em 2022. Nos municípios do ABC a situação é infinitamente mais grave com a companhia de água dividindo a liderança com a Enel, dentre as que mais causam problemas aos consumidores.
Em Diadema a Sabesp registrou 99 reclamações em todo ano de 2021, média de 8,25 reclamações ao mês. No período de 15 meses, entre janeiro de 2021 até março deste ano foram 231 atendimentos referentes à companhia, média mensal de 15,4, ou seja, a média de reclamações quase dobrou no município. Segundo o Procon de Diadema, o número colocou a Sabesp na segunda posição do pódio das mais reclamadas, mas ainda bem atrás da Enel. “Entre as principais reclamações estão cobrança indevida abusiva, ausência de resposta e ausência de suspensão de cobrança”, informou a prefeitura de Diadema, em nota.
Em Santo André a Sabesp subiu da quarta posição em 2021 para vice líder no ranking das mais reclamadas. “O Procon Santo André informa que, em 2022, os primeiros lugares de reclamações ficaram com as concessionárias de serviços essenciais Enel, distribuidora de energia elétrica (740 atendimentos/procedimentos), e Companhia de Saneamento Básico de São Paulo – Sabesp (449 atendimentos/procedimentos). O Procon ressalta que, por se tratarem de concessionárias de serviços essenciais, o consumidor não possui meios de escolher outra empresa para prestar o serviço”, diz o órgão de proteção ao consumidor.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) passou a prestar o serviço de distribuição de água na cidade de Santo André em 2019 e não demorou muito para os problemas com os consumidores apareceram. “No ano de 2021, o Procon recebeu uma considerável demanda de reclamações devido à implantação de novo sistema pela empresa, causando problemas como consumo elevado, não emissão de faturas e boletos para pagamento, além disso, os canais de atendimento ao consumidor da empresa não funcionaram (site e 0800). Na ocasião, dos atendimentos realizados em 2021, A Sabesp ficou em quarta colocação com 236 atendimentos, ficando atrás da Enel, com 652 atendimentos; Bradesco, com 315; Claro/ Embratel/ Net e Nextel, com 246 atendimentos”, sustentou o Procon andreense.
Reajuste
Sobre o reajuste que valerá para maio, a Sabesp diz que ele foi autorizado para todo o Estado pela agência reguladora. “A Sabesp informa que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou em 06/04 a Companhia a aplicar o índice de reajuste tarifário total de 9,5609% a partir de 10/05. Maio é a data-base das tarifas da empresa, sendo o reajuste aplicado anualmente sempre neste mesmo mês, conforme determinação da Arsesp. O reajuste abrange todos os municípios operados pela Sabesp e sua autorização foi publicada pela agência em seu site e no Diário Oficial do Estado e pela companhia através do Fato Relevante publicado ao mercado e no site”, diz a empresa em nota. A Sabesp acrescentou ainda que a tarifa em todos os municípios da região metropolitana é a mesma.