
O Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) Santo André faz alerta para falsas promoções e golpes frequentes na “Semana do Consumidor”, celebrada pelo comércio até esta sexta-feira (17/03). É comum que, neste período, diversas lojas – tanto físicas quanto online – anunciem promoções ou ações especiais, a fim de atrair o consumidor, mas é importante que haja cautela na hora de encher o carrinho de compras para que não haja excesso ou golpes financeiros.
Ao RD, a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini explica que não desconfiar de preço abaixo da tabela de mercado e não conferir o endereço eletrônico do estabelecimento, são os principais erros que as pessoas cometem quando há eventos de compras.
Além disso, a diretora do Procon pontua que não buscar informações sobre o fornecedor, a exemplo de endereço, atividades realizadas e meios de contato, são erros que também podem comprometer a compra. “Além disso, é importante guardar mensagens relativas a oferta, para garantir que seja oferecido aquele desconto”, sugere. Outra recomendação é evitar comprar em locais que não possuam CNPJ, endereço físico ou virtual (informações necessárias para a localização do fornecedor).
O que também pode contribuir a driblar maiores problemas, é consultar a lista “evite esses sites”, no site do Procon-SP, que divulga endereços virtuais que devem ser evitados pelos consumidores, pois tiveram reclamações, foram notificados, não responderam e/ou não foram encontrados. Confira: sistemas.procon.
“Na hora de comprar qualquer coisa, é fundamental que a pessoa faça as quatro perguntas para si mesmo: preciso realmente desse produto ou serviço? Tenho informações suficientes sobre ele? Tenho que comprar agora? Essa decisão vai comprometer meu orçamento?, esses questionamentos ajudam a pessoa a pensar melhor sobre a situação financeira na hora da compra”, explica Cavalini.
Também é importante redobrar os cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados no site de maneira clara e com destaque, preferencialmente na página principal, a fim de facilitar a sua localização e contato. Confirme o CNPJ, razão social, endereço e a situação cadastral do fornecedor no site da Receita Federal (fazenda.gov.br). Se a situação da empresa estiver como “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
Fique atento: é importante que o fornecedor também discrimine no preço toda despesa adicional que houver, como o frete. Porém, muitas vezes, o anúncio do produto não detalha o custo de seu envio. Assim, antes de fechar o pedido, verifique se haverá cobrança de frete e qual o valor.