Decisão sobre juros não foi tomada e vários dados serão analisados, diz Powell

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reiterou nesta quarta-feira, 8, que a autoridade monetária ainda não tomou uma decisão sobre o aumento de juros a ser implementado no encontro de março do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês). Em sessão na Câmara dos Representantes dos EUA, Powell explicou que a instituição analisará uma série de dados antes de definir o ajuste na taxa básica, entre eles o relatório Jolts de abertura de postos de trabalho, que foi divulgado nesta quarta.

Como já havia dito na terça-feira no Senado, o dirigente reforçou que dados recentes sugerem que a taxa terminal de juros deve ficar acima do previsto anteriormente.

Newsletter RD

Inflação e papel do dólar de reserva global

O presidente do Fed reiterou nesta quarta-feira que a inflação nos Estados Unidos está arrefecendo, mas segue muito elevada. Powell disse ainda que o dólar é o único “candidato sério” a exercer o papel de moeda de reserva global.

Segundo ele, a credibilidade da divisa norte-americana é apoiada por vários fatores, entre eles a instituições democráticas fortes nos Estados Unidos.

Default da dívida

O presidente do Federal Reserve alertou nesta quarta que a autoridade monetária não dispõe de instrumentos eficientes para proteger a economia dos Estados Unidos em um cenário de default da dívida norte-americana.

Na sessão na Câmara dos Representantes dos EUA, Powell expressou preocupação com o risco de que o Congresso não aumente o teto da dívida, embora tenha ponderado que não é papel do Fed se envolver em discussões sobre a política fiscal.

Supervisionar como bancos estão lidando com riscos ligados às mudanças climáticas

O presidente do Fed afirmou que a instituição exerce papel “limitado, mas importante” em supervisionar a maneira como bancos estão lidando com os riscos associados às mudanças climáticas. Ele assegurou que o Fed tomará cuidado para não ultrapassar as fronteiras de atuação a qual está circunscrito pela legislação.

Powell também garantiu que pequenos bancos não ficarão sujeitos às mesmas exigências regulatórias de capitalização que são impostas às grandes instituições.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes