Política monetária é vetor negativo para crescimento do PIB, diz SPE da Fazenda

Após a divulgação da retração de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre do ano passado e da desaceleração do ritmo de crescimento da economia de 5,0% em 2021 para 2,9% em 2022, o Ministério da Fazenda renovou a artilharia contra os juros altos definidos Banco Central. Em nota divulgada pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a Pasta reafirma que a Selic em 13,75% prejudica a atividade para 2023, mas lista medidas do governo que podem ajudar o desempenho do PIB neste ano.

A SPE destaca que a economia tem mostrado “um arrefecimento significativo no ritmo de crescimento” e cita o levantamento da reportagem para mostrar que o resultado divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE ficou inclusive abaixo da mediana das expectativas de mercado financeiro. A nota aponta que, na comparação com o último trimestre de 2021, houve desaceleração em todos os setores da economia.

Newsletter RD

“A desaceleração acentuada do ritmo de crescimento em 2022, com retração já observada no último trimestre, repercute, sobretudo, a reduzida liquidez no ambiente externo e o ciclo contracionista da política monetária. O aumento dos juros somado à inadimplência crescente dificultou a tomada de crédito e os investimentos produtivos, levando à retração da atividade industrial e da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF)”, considerou a SPE.

Por outro lado, a Fazenda ponderou que o cenário parcialmente contrabalanceado pelo setor de serviços, que recebeu fôlego no ano passado por meio dos reajustes nos valores do Auxílio Brasil, da liberação do FGTS e do crescimento da massa salarial. Além disso, o crescimento das exportações, com aumento nos preços das commodities, também colaborou positivamente com o PIB de 2022.

Crescimento modesto

Antes de divulgar a primeira grade de parâmetros macroeconômicos do novo governo para 2023, a SPE adiantou que os resultados do último trimestre de 2022 sugerem um “ritmo mais modesto” para o crescimento do PIB neste ano. O órgão destaca que o efeito de carregamento estatístico (carry over) para 2023 é de apenas 0,2%.

Ainda assim, a Fazenda mantém a expectativa de alguma recuperação da atividade na margem, devido à estimativa de safra recorde de grãos, a continuidade do bom desempenho do mercado de trabalho e medidas como a valorização real do salário mínimo e o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF).

Por outro lado, a Pasta volta a pontuar que o alto patamar da Selic – mantida pelo BC em 13,75% ao ano – continuará jogando contra a atividade. “Vale citar como vetor negativo para o crescimento prospectivo a política monetária no campo significativamente contracionista. Como consequência das elevadas taxas de juros, observa-se trajetória ascendente para os spreads e para o custo de crédito, além de desaceleração acentuada nas concessões de crédito livre”, argumentou a SPE.

A Fazenda avalia ainda que o setor externo pode ser outro vetor de desaceleração do PIB em 2023, a depender do ritmo de arrefecimento da atividade global – que depende do ciclo de aperto monetário nas economias centrais, com destaque para os Estados Unidos e a Europa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes