ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Mercadante: América Latina precisa de democracia e estabilidade de instituições

Ao comentar a situação política no Peru, o coordenador dos grupos técnicos do governo de transição, Aloizio Mercadante, disse que a América Latina precisa de democracia e estabilidade das instituições. Em entrevista coletiva, ele citou que qualquer tentativa de construção de soluções que não passem por eleições legítimas trazem prejuízos à sociedade.

“Há uma questão fundamental. A América Latina precisa de democracia, precisa de estabilidade das instituições, precisa de Estado democrático de direito, precisa de respeito à soberania do voto. Qualquer tentativa de construir soluções que não passem por eleições limpas, legítimas e reconhecidas e que haja quebra da institucionalidade já mostrou que traz imensos prejuízos para a sociedade”, disse.

Newsletter RD

Segundo ele, ainda não há todas as informações disponíveis sobre a situação do país vizinho, mas que qualquer que seja a verdadeira história é “inaceitável”. “É inaceitável mais uma vez quebrar a institucionalidade, a democracia e o Estado democrático de direito. Nós temos que ter isso como um valor fundamental”, afirmou.

Ao comentar o tema, Mercadante citou o afastamento e impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e os questionamentos em relação ao resultado das urnas eletrônicas. “É uma coisa completamente insustentável.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes