Eleição suplementar em Ribeirão Pires é confirmada para 11 de dezembro

O Plenário do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) aprovou nesta sexta-feira (21/10) a resolução nº 607/2022 que confirma a data de 11 de dezembro para a realização da eleição suplementar de Ribeirão Pires. O pleito definirá quem comandará a Prefeitura da Estância Turística e quem será o vice até 31 de dezembro de 2024.

Decisão unânime do TRE-SP será publicada nos próximos dias (Foto: Reprodução/Youtube/TRE-SP)

A decisão foi unânime e rápida, e aprovou o pedido feito pela Secretaria de Planejamento Estratégico de Eleições e a Coordenadoria de Gestão de Eleições, que há 10 dias publicou um relatório com as datas para o calendário especial eleitoral.

Newsletter RD

Com a decisão, as convenções eleitorais para a escolha das chapas terão que ocorrer entre 3 e 11 de novembro, sendo o dia 11 o último dia para o registro das candidaturas. A eleição ocorrerá um mês depois e no dia 21 de dezembro terminará o prazo para a prestação de contas de campanha.

A expectativa é que a diplomação ocorra em 13 de janeiro de 2023 e, na sequência, possa ocorrer oficialmente a posse.

O eleitor de Ribeirão Pires terá que retornar às urnas após a cassação dos diplomas de Clovis Volpi (PL) e Amigão D’Orto (PSB). A impugnação da vitória em 2020 ocorreu, pois Volpi estava inelegível pela decisão contra suas contas de gestão em relação ao ano de 2012. Amigão acabou caindo, pois não foi possível dividir a chapa.

A expectativa é que D’Orto seja um dos futuros candidatos, assim como o prefeito interino, Guto Volpi (PL), o ex-vice-prefeito Gabriel Roncon (Cidadania), a ex-primeira-dama Flávia Dotto (PSDB), a empresária Marisa Reinoso, a Marisa da Casas Próprias (Solidariedade), e a representação do PT na cidade.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes