ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Realtime no RS: Eduardo Leite tem 40% e Onyx Lorenzoni, 28%

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) subiu quatro pontos percentuais e alcançou 40% das intenções de voto para o governo gaúcho, abrindo assim a maior distância para o segundo colocado, Onyx Lorenzoni (PL), desde o início da campanha. O ex-ministro oscilou um ponto percentual para cima, passando de 27% para 28%, dentro da margem de erro do levantamento. As informações são da pesquisa eleitoral Realtime Big Data divulgada nesta sexta-feira, 30. Acompanhe a partir das 17h de domingo a apuração de votos em todo o Brasil.

Edegar Pretto (PT) permanece em terceiro lugar, mas também teve crescimento em comparação com a última pesquisa, passando de 12% para 16% das intenções de voto. O candidato petista é seguido por Heinze (PP), 4%, Vieira da Cunha (PDT), 2%, Argenta (PSC), 1%, e Ricardo Jobim (Novo), 1% – os outros candidatos ao governo estadual não pontuaram.

Newsletter RD

Os números de entrevistados indecisos ou que declararam intenção de não votar nessas eleições diminuíram para 4% cada. Na semana passada, brancos e nulos representavam 6% dos entrevistados e aqueles que não sabiam em quem votar representavam 10%. Contando somente os votos válidos, Leite marca 43% das intenções de voto, ante 30% de Lorenzoni.

Entre os candidatos ao governo gaúcho, Onyx Lorenzoni lidera no índice de rejeição, com 36%, seguido por Heize (30%) e Eduardo Leite (29%).

Disputa pelo Senado

Três candidatos aparecem empatados tecnicamente em primeiro lugar na disputa pelo Senado: Olívio Dutra (PT) tem 29% das intenções de voto, enquanto o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) e Ana Amélia Lemos (PSD) aparecem com 27% das intenções de voto.

Os candidatos são seguidos por Comandante Nádia (PP), 1%, e Professor Nado (Avante), 1%. Outros candidatos não pontuaram. Nulos e brancos contabilizam 5% e 10% dos entrevistados não sabem em qual candidato votar.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes