ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Garcia promete recuperação do Rio Tietê com entrega de ligações de esgoto

O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), voltou a prometer nesta quinta-feira, 1º, que, se eleito, o Rio Tietê estará limpo até 2028. “Minha proposta é que a gente possa avançar em quatro anos no projeto de renascimento do Tietê”, afirmou, em evento de campanha na passarela flutuante do Rio Pinheiros.

Questionado sobre a viabilidade do projeto, presente no discurso de diversos candidatos nos últimos pleitos, Garcia defendeu ser possível realizar 800 mil ligações de imóveis à rede de esgoto nos próximos quatro anos e seguir o modelo de despoluição do Rio Pinheiros, encampado na gestão de seu antecessor, João Doria (PSDB).

Newsletter RD

“Foi o governo que despoluiu o Rio Pinheiros, nós tínhamos um rio morto aqui. Quem fez o Pinheiros vai ter condição de fazer o Tietê”, afirmou. Como mostrado em reportagem, gastos com desassoreamento e limpeza do Rio Tietê caíram pela metade em 2019, mas organizações mostraram melhora na poluição do rio durante a pandemia.

Em seu plano de governo, o candidato diz somente que vai “recuperar e manter a qualidade” dos rios, com “investimentos em soluções de inovação tecnológica, novos modelos de contratação de serviços e obras com vistas à gestão do uso múltiplo das águas e revitalização das margens”. A proposta de Garcia é entregar 90% da coleta de esgoto da cidade de Guarulhos.

Durante o evento, Garcia também falou sobre processo que entrou no Tribunal Regional Eleitoral contra o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), por um anúncio impulsionado pelo adversário que associa a imagem do governador à do tucano João Doria. A campanha de Garcia avaliou o conteúdo como “impulsionamento para a divulgação de propaganda negativa”.

“O que a gente observou foi uma fake news produzida em um site pequeno, impulsionada pela campanha do adversário para que fosse colocada na nossa página”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes