Nesta quinta-feira (23/02) Diadema vai começar a vacinar as crianças nas escolas. Em entrevista ao RDtv a secretária municipal de educação, Ana Lúcia Sanches, falou sobre esse tema e também sobre o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) que será lançado no final do mês de março e que prevê uma série de ações como o monitoramento do aprendizado e a recuperação das perdas educacionais verificadas nos últimos dois anos, por conta da pandemia. Um estudo prévio mostra que a matemática é a matéria com maior dificuldade entre os alunos da rede municipal.
“Amanhã vamos iniciar, junto com o prefeito José de Filippi, o processo de vacinação dentro das escolas. Nós não obrigamos nenhuma família a vacinar, mas entendemos que está no Estatuto da Criança e do Adolescente o direito da criança à vacinação e a gente discute com as famílias a importância da vacinação, por isso que vacinamos também na escola”, diz.
O início da vacinação será marcado por um ato na escola municipal Carlos Drummond de Andrade. As escolas de Diadema têm recebido alunos em um esquema de revezamento, com 50% dos estudantes a cada dia, mas no dia 7 de março os colégios municipais voltam a receber 100% dos alunos.
O PDE vai analisar os dados da prova aplicada em fevereiro a todos os estudantes e estabelecer os próximos passos da educação. “O PDE tem como meta avançar em várias ações e recompor, no nosso entendimento, ao direito universal da criança, aos seus direitos de aprendizagem, ao direito à leitura, a alfabetização. O diagnóstico é tabulado. A matemática, já está revelado, é o nosso maior problema. São dados primários, eles ainda não estão totalmente sistematizados, mas de cara a gente já viu que temos muitos desafios, principalmente nas crianças de 5° ano, ainda com muitas dificuldades na elaboração de soluções para problemas e este é um desafio que está colocado”, diz.
Essa recomposição da educação é baseada em dois programas: o Programa Mais Educação, que trabalha com crianças do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental e que tem como meta, que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas e realizando todas as operações matemáticas com fluência; e o Programa Aprender Mais, desenvolvido com crianças de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental e que tem como meta o desenvolvimento da escrita de textos e a resolução de problemas com baixa e alta complexidade.
“Estamos no processo de criação de círculos de leitura, fizemos uma compra expressiva de literatura e estamos refazendo todo esse itinerário do valor da leitura, pois não adianta comprar livro para a escola e deixar numa parede. Há também o programa de jogos educativos que ocorrerá aos sábados, são brincadeira com finalidades pedagógicas”, acrescenta.
Outra estratégia é a atuação de um grupo de professores que vão acompanhar as crianças que têm alguma dificuldade de aprendizagem, é o GIM (Grupo de Intervenções Metodológicas), esse grupo vai trabalhar em paralelo ao trabalho do professor. “Assim vamos alcançar o objetivo de chegar no final de 2024 com todas as crianças leitoras, escritoras e conhecendo os gêneros literários, esse é o objetivo que queremos alcançar”, afirma.
Ana Lúcia Sanches conta que a entrega do material escolar já começou a ser feita, mas os uniformes escolares ainda não, pois a licitação ainda está em andamento. Quanto à alimentação, neste período em que os alunos estão em revezamento e com tempo reduzido na escola, foi fornecido apenas um lanche reforçado, exceto nas creches em que é servida refeição completa. Em março, com 100% dos estudantes em sala de aula o almoço, com arroz, feijão, carne, salada e fruta, será servido para todos.
Por último, Ana Lúcia Sanches falou sobre um dos maiores projetos da administração, que é o Quarteirão da Educação. “Vai abrigar uma escola de Educação Infantil, uma Escola de Educação Fundamental, uma creche, um teatro com 300 lugares, uma piscina coberta e aquecida, quadras. A licitação roda agora nos próximos dias”, comenta.