
A região contabilizou, nesta quinta-feira (13/01), pelo menos 34 pacientes com covid-19 internados em estado grave nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospitais públicos da região. O número reflete o novo agravamento da pandemia em razão da circulação da variante Ômicron, responsável por 80,85% dos diagnósticos dos novos pacientes com covid-19.
Diadema, que atualmente conta com 20 leitos exclusivos para atendimento de casos suspeitos e/ou confirmados com covid-19 e outras síndromes respiratórias, está com 11 leitos de UTI ocupados atualmente. O município possui, ainda, 45 leitos de enfermaria para atendimento de casos de covid-19 e síndrome respiratória, sendo que, atualmente, 30 estão ocupados por pacientes.
São Bernardo possui 117 leitos destinados ao tratamento de sintomáticos respiratórios, incluindo diagnosticados com a covid-19, sendo: 74 enfermaria e 43 em UTI. Deste total, 33 leitos de enfermaria e 10 de UTI estão ocupados. Já no mesmo período do ano passado, sem a variante em circulação, o número era 72% menor, com 9 pacientes internados na enfermaria e outros quatro na UTI (variação de 60%).
Seis leitos de enfermaria são disponibilizados na rede pública de Santo André, sendo três leitos de UTI atualmente ocupados por pacientes com covid-19. Além disso, há 79 leitos privados e outros cinco públicos (sob gestão estadual), que estão ocupados por pacientes com covid-19. Em 2021, neste mesmo período, havia 306 pacientes internados em hospitais públicos, sendo 268 em equipamentos municipais e 203 internados na rede privada de saúde.
São Caetano tem 30 leitos de UTI Covid, mas atualmente somente 13% está ocupado. Já Ribeirão Pires possui cinco leitos para atender pacientes com diagnóstico positivo para a doença, no entanto, nenhum está ocupado. Rio Grande da Serra não possui leitos para covid-19. Assim, os casos mais graves são encaminhados para hospitais de referência na região.
Em Mauá, a administração municipal informa que das 10 vagas nos leitos de UTI, restam quatro para que pacientes sejam internados. Enquanto isso, na ala de enfermaria, dos 18 leitos, seis também já estão ocupados. Neste mesmo período do ano passado, a média de pacientes era de 16 internados em enfermaria e 15 em UTI (eram 20 leitos de UTI e 18 de enfermaria para pacientes Covid-19).
A recomendação de especialistas é para que a população mantenha os cuidados básicos de higiene com uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e higienização frequente. Além disso, se faz imprescindível todas as etapas da vacinação contra a covid-19. Acesse o site da prefeitura do seu município e confira a agenda de vacinação.