ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Bolsas de NY fecham em queda com Treasuries em techs e expectativa por payroll

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta quinta-feira, 3. Os mercados operaram em compasso de espera pelo relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos, que será divulgado amanhã e pode definir o rumo da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Além disso, ações do setor de tecnologia foram penalizadas pela alta nos juros dos Treasuries.

O índice acionário Dow Jones recuou 0,07%, a 34.577,04 pontos, o S&P 500 caiu 0,36%, a 4.192,85 pontos, e o Nasdaq recuou 1,03%, a 13.614,51 pontos.

Newsletter RD

“Os mercados dos EUA caem apesar de dados encorajadores de empregos”, comentaram analistas da LPL Financial no começo da sessão. Os indicadores da economia americana divulgados hoje vieram melhores do que o esperado por analistas, mas impulsionaram a alta nos juros dos Treasuries, o que impactou principalmente o Nasdaq.

Em maio, o país gerou 978 mil empregos no setor privado, de acordo com a ADP. O resultado veio acima da estimativa de analistas, que indicava criação de 680 mil vagas. Os pedidos de auxílio-desemprego, por sua vez, caíram 20 mil na semana passada, para 385 mil. A previsão era de que o total somasse 393 mil.

Além disso, o índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços americano subiu ao recorde histórico de 70,4 em maio, enquanto o mesmo dado medido pelo para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) avançou de 62,7 em abril para 64,0 no mês passado.

Agora, a expectativa é pelo payroll do mês passado, que sairá nesta sexta-feira, 4. “Os mercados aguardam o relatório de emprego dos EUA amanhã, já que o Fed tem afirmado que o emprego é a variável-chave para determinar quando é hora de sinalizar a redução das compras de ativos”, afirmam analistas do Danske Bank.

Dentre as notícias corporativas, o destaque foi a rede de cinemas AMC. Um dos pivôs dos movimentos especulativos de investidores de varejo que impactaram o mercado no início de 2021, a ação da empresa operou com volatilidade após o anúncio de uma venda de papéis de até 11,55 milhões. No fechamento, a AMC despencou 17,92%.

A ação da Tesla, por sua vez, caiu 5,33%, após relatos de que os pedidos de veículos da fabricante de carros elétricos na China caíram pela metade em maio, na comparação com abril.

Por outro lado, o papel da GM subiu 6,39%, depois de a montadora informar que adotará medidas para aumentar a produção em fábricas dos EUA e do Canadá. A ação da Ford, por sua vez, cujas vendas cresceram em maio apesar da escassez global de chips, avançou 7,24%.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes