
A Prefeitura de Ribeirão Pires anunciou nesta terça-feira (27/04) que enfrenta problemas no abastecimento de medicamentos do kit intubação, usado em pacientes graves diagnosticados com covid-19 internados em hospitais públicos da cidade. De acordo com a Secretaria da Saúde, a cidade dispõe de kit para apenas mais dois dias.
De acordo com a administração municipal, “no estoque já faltam Midazolam (sedativo) e Fentanil (analgésico) e a equipe médica está sendo obrigada a ministrar outros medicamentos para compensar a falta desses”, conforme anunciou comunicado oficial.
A Prefeitura declara que tem feito todos os esforços para contornar a situação, porém, depende exclusivamente dos governos Estadual e Federal que, até o momento, não deram previsão para envio de novos medicamentos.
São Bernardo e São Caetano garantem fornecimento
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que recebeu no último dia 18, uma nova remessa de kit intubação do Ministério da Saúde, que atende à demanda atual por aproximadamente 26 dias. O aumento de leitos e de casos de internação na cidade, no último mês, gerou consumo 60% superior de medicamentos utilizados para intubação.
São Caetano informou que recebeu medicamentos para o kit intubação recentemente e garantiu estoque para, pelo menos, 10 dias. De acordo com a Prefeitura, não há risco de desabastecimento, uma vez que o estoque é renovado periodicamente.