
O Consórcio Intermunicipal ABC, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico das sete cidades da região lançam o Travessia Grande ABC – Fase 2. A iniciativa é um programa para apoio aos empreendedores informais, MEIs, além das micro e pequenas empresas.
Com centenas de horas de qualificação, mentorias e consultorias em diversos temas, o programa visa apoiar os pequenos empreendedores do ABC na superação dos efeitos econômicos impostos pela pandemia.
Segundo o Sebrae, o ABC possui mais de 280 mil pequenos empreendimentos, em sua maioria, gravemente afetados pela pandemia, de forma que aproximadamente 625 mil postos de trabalho gerados por estas empresas entram em risco. A parceria foca no fornecimento de soluções e apoio consultivo aos empreendedores dos setores mais afetados, tanto para o atual momento da fase emergencial, com foco específico em controle de despesas e manutenção de faturamento através de vendas na internet, quanto para as aguardadas fases menos restritivas, em que muitas atividades terão que se adaptar à nova realidade.
Os setores contemplados pelo Travessia para o primeiro semestre foram indicados pelas Secretarias de Desenvolvimento das sete cidades do ABC. Inicialmente serão atendidos: Alimentação (barracas, foodtrucks, restaurantes e similares), Beleza (manicures, cabeleireiros e similares), Varejo (lojas, vestuários, acessórios e similares), Confecção e Costura, Escolas (infantis, regulamentadas e cursos em geral), Turismo (guias, monitores, agências e similares) e Artesanato. Outros setores serão completados ainda este ano.
O momento é de união das cidades em apoio às atividades que sustentam o emprego e a renda na região, destacou o coordenador do GT (Grupo de Trabalho) de Desenvolvimento Econômico, Fernando Cunha. “Conseguimos costurar e operacionalizar este importante acordo, com 100% dos custos subsidiados pelo Sebrae, em benefício de centenas de empreendedores. Esta iniciativa se soma aos enormes esforços empregados por cada prefeito do ABC no apoio às suas economias, para que não cheguemos a um cenário de verdadeiro colapso social pela falta de oportunidades de renda em nossa região”, contou.
A primeira turma do Travessia Grande ABC – Fase 2 será direcionada para todos os setores econômicos e terá início no dia 15 de abril, com foco na travessia da atual fase emergencial. A partir de maio serão iniciadas as turmas estruturadas por setores econômicos. A programação completa e as inscrições para todas as turmas deverão ser realizadas na página da Escola de Governo do Consórcio ABC.
Dúvidas e mais informações também poderão ser esclarecidas através do Whatsapp: (11) 4433-4278.