
Reconhecido pelo tradicional frango com polenta da Família Battistini e pela culinária italiana, o restaurante Santo Antonio anunciou encerramento temporário de suas atividades no bairro Demarchi, em São Bernardo, a partir de 25 de abril. A medida está em vigor até que o cenário sanitário e econômico da pandemia esteja mais favorável.
Em 1º de abril, o restaurante completou 59 anos de história na cidade. Tudo começou quando Alexandre Battistini abriu um pequeno negócio para atender pescadores da represa Billings. Aos poucos o restaurante cresceu até se tornar ponto turístico e cultural da cidade, sendo reconhecido pela salada temperada com vinagrete de vinho artesanal, frango com polenta e pela sopa de capeletti.
O restaurante foi ainda palco de grandes festas, casamentos, aniversários e celebrações. “Ao longo desses anos de história foram construídas grandes e verdadeiras amizades. Diversas crises foram superadas, mas o restaurante sempre persistiu e conseguiu seguir em frente”, diz Odair Battistini, um dos proprietários.
No entanto, desde que a pandemia começou, a situação se complicou. “O melhor foi feito para arcar com todos os compromissos, manter nossas atividades e empregos de nossos colaboradores, mas foi preciso reconhecer que não é possível seguir e fechar no momento oportuno. Vamos reabrir, se possível, quando a situação melhorar”, comenta.
Em nota divulgada nas redes sociais, o restaurante enfatiza: “O restaurante Santo Antonio e a Família Battistini agradecem a todos os nossos colaboradores, parceiros comerciais, amigos e clientes por todos estes anos de parceria, pelas lindas histórias e momentos especiais que vivemos juntos”.
Fim da rota frango com polenta
A tradicional rota do frango com polenta, em São Bernardo, vem sendo afetada desde antes mesmo do início da pandemia. No início do ano passado, o restaurante Florestal, localizado na avenida Maria Servidei Demarchi, encerrou suas atividades definitivamente, assim como o restaurante São Francisco. Antes, em 2016, foi fechada a unidade São Judas.