ABC - domingo , 19 de maio de 2024

Opas: Vacinas começam a chegar em breve [pela Covax], mas de modo limitado

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Christine Etienne, afirmou nesta quarta-feira, 3, que as vacinas contra a covid-19 devem começar a chegar “em breve” à região, em meados de fevereiro, por meio da iniciativa Covax. Ela notou, contudo, que esses embarques serão por enquanto limitados, por isso a necessidade de priorizar as populações que enfrentam maior risco de desenvolver casos graves, os idosos e os profissionais de saúde.

Durante entrevista coletiva virtual, Etienne comentou que o número de novos casos “finalmente” dá sinais de desaceleração nos Estados Unidos e no Canadá, mas no México eles continuam a aumentar. O Brasil, por sua vez, ainda enfrenta um quadro “exponencial” de casos na cidade de Manaus, alertou.

Newsletter RD

Gerente de Incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri também mencionou Manaus como uma cidade em que a falta de oxigênio “gerou um efeito dominó” no sistema de saúde local, “com cenas dramáticas”. Ele apontou que a Opas apoiou diretamente a cidade, para garantir o envio de oxigênio aos pacientes que o necessitavam.

Já o diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa, comentou sobre a logística de envio de vacinas para a região pela Covax, que segundo ele é “não é fácil, é complicada”. Barbosa apontou que quatro países das Américas foram selecionados, a partir da análise de seus números na pandemia, para receber um lote inicial por meio da Covax: Peru, Bolívia, El Salvador e Colômbia. Neste caso, a vacina será a da Pfizer. Em seguida, serão enviados os primeiros lotes para os países da região envolvidos na Covax, Brasil incluído, e neste caso o imunizante será o da AstraZeneca.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes