Tradicionalmente, os setores de gastronomia e hotelaria ganham maior movimento em função do Carnaval. Com os blocos de rua, o consumo de bebidas, drinks e petiscos é mais elevado em função da grande circulação de público.
A expectativa é de que a animação eleve as vendas em 10% neste ano, em relação a mesma data do ano passado, segundo o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC).
De acordo com o presidente do Sehal, Beto Moreira, os empresários que estiverem atentos às oportunidades do Carnaval colherão os frutos. “Por ser um feriado prolongado, muitos acabam indo viajar. Mas também há uma tendência de as famílias permanecerem nas suas cidades e gastarem com o consumo local. É nessa hora que o empresário da região deve mostrar que tem um amplo menu para diferentes gostos, preços e paladares”, comenta.
Quando o assunto é diversidade, os moradores do ABC contam com cardápio gastronômico que não fica devendo nada para qualquer outra localidade, segundo Moreira. “Aqui o cliente encontra de carnes a massas, culinária japonesa, pizzarias, especializados em comida brasileira, bares e hamburguerias, que nos últimos tempos encontraram espaço por aqui, com o boom do mercado, especialmente as casas que oferecem produtos artesanais, sem contar a expansão de marcas mais conhecidas”, explica.
O dirigente lista dicas para o empresário do setor gastronômico aproveitar a data: investir na decoração; criar lanches especiais e rápidos, acrescentar no cardápio bebidas que hidratem, além de músicas e atrações especiais.