
Uma parcela de moradores de Santo André receberam, desde a última quinta-feira (16/1), boleto do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2020 com erros graves. As informações contidas eram sobre os respectivos imóveis, no entanto, o boleto estava no nome de outra pessoa, o que interferiu significativamente no valor do tributo a ser pago.
Um dos afetados com os erros foi o advogado Roberto Martini, que recebeu carnês de suas propriedades com nomes errados. “Na parte da frente do carnê o nome vem certo, mas quando abrimos, está outro nome. Agora imaginem quem paga esse valor sem perceber, o tanto de tempo que depois não leva para ser ressarcido?”, questiona.
Para aproveitar o período de desconto sem que o erro interferisse no caso, Martini acessou o portal da Prefeitura de Santo André para gerar os carnês online, e assim pagar com o valor com as informações corretas. “Mas e quem não tem internet, caso do meu pai por exemplo, fica na mão?”, acrescenta. A preocupação do reclamante vai além, envolve ainda proprietários que já pagaram o boleto sem perceber o erro. “Será prejuízo na certa, porque provavelmente vão demorar bastante para ressarcir os contribuintes”, relata.
Pedro Paulo Martin, morador da rua das Caneleiras, no bairro Jardim, conta que costuma receber o IPTU no nome de sua mãe, Nilva Nancy Martin, mas que este ano, a cobrança veio com endereçamento e informações pessoais diferentes. “Veio com o nome da antiga moradora, o que não acontecia há muito tempo. Agora terei que ir até a Prefeitura resolver isso”, reclama.
Além dos problemas de endereçamento e erros de identificação, há quem aponta problemas de impressão e qualidade dos carnês. “Mal dá para abrir o carnê sem rasurar as informações, é muito ruim”, aponta Martini. Outro morador relata ainda que além do papel ser extremamente fino, a tinta utilizada é de péssima qualidade. “Fui pegar meu boleto na caixa de correios e estava todo rasgado por conta da chuva e com as letras borradas. Usam uma tinta muito ruim”, reclama o arquiteto Eduardo Freitas.
Questionada, a Prefeitura de Santo André informou que está apurando o motivo dos erros que foram detectados em alguns boletos de IPTU. “Neste momento, ainda não é possível precisar a quantidade de boletos que apresentaram esse problema”, disse em nota.
A recomendação é que o contribuinte que efetuou o pagamento de maneira indevida compareça (ou com procuração para representar o proprietário do imóvel) na Praça de Atendimento da Prefeitura ou nos postos SIM, com os seguintes documentos:
– Documento de identificação pessoal;
– Comprovante do pagamento do IPTU feito indevidamente;
– Boleto de IPTU recebido
Em caso de dúvida sobre o valor correto do IPTU, o munícipe pode fazer a consulta no site da Prefeitura de Santo André, neste link: https://www.santoandre.