ABC - quarta-feira , 1 de maio de 2024

Paranapiacaba se mobiliza contra incêndios

Paranapiacaba toma medidas de prevenção conta incêndios

Em julho deste ano, um incêndio na vila de Paranapiacaba, em Santo André, destruiu uma casa histórica, tombada pelo patrimônio histórico (Iphan), localizada na rua Direita, perto do Museu Castelinho. Desde então, a Prefeitura adotou medidas de prevenção e combate a incêndios na região.

Agora, em todos os imóveis há exigência de extintores e se adota procedimento de desligar os quadros de força nos períodos de não funcionamento. A partir do dia 30 de setembro, a Brigada de Incêndio receberá treinamento com ações de sensibilização para entender como o fogo acontece, combate teórico, prática, primeiros-socorros e simulação de evacuação.

Newsletter RD

A vila, que está presente nos roteiros turísticos de agências de viagem, conta com uma base da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e uma base da Polícia Militar. Há estudos ainda para implantação de um Nudec (Núcleo de Defesa Civil), com participação de agentes públicos, empreendedores e moradores locais.

Além de treinamentos, no plano de prevenção de incêndios está presente a notificação de proprietários e fiscalização do alvará de funcionamento e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) dos 61 pontos comerciais instalados na vila. Sem a licença, o Clube União Lyra Serrano, um dos principais pontos turísticos da vila, foi fechado para manutenção e regularização.

A Prefeitura não informou quantos comércios possuem a licença, mas afirmou em nota que todos os locais faltantes já foram cobrados e a documentação foi providenciada pelos responsáveis para atender as notas técnicas do Iphan.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes