Clientes da empresa Finalize Consultoria, com sede na Capital, reclamam que a empresa cobrou valores com a promessa de reduzir valor de financiamento de veículos, mas não teria prestado o serviço prometido. Numa única família, duas vítimas; pai e filha, moradores do Parque Selecta, em São Bernardo, então entre as vítimas da suposta fraude.
O Repórter Diário tentou contato com a empresa. O telefone informado em vídeos publicitários não atende. O site informado no contrato, não existe. Em pesquisa do CNPJ da empresa, aparece que a Finalize é o nome fantasia da OC Consultoria, que também tem o nome fantasia de Platinum Assessoria. No endereço informado, funciona uma empresa de Contabilidade que, segundo uma funcionária, presta serviços à OC. A reportagem deixou recados e encaminhou e-mails, mas não obteve retorno, até o fechamento desta reportagem.
José Valdecir da Silva e a filha Solange Regina assinaram em 2017 contratos com a Finalize. Eles pagaram à Finalize aproximadamente R$ 5 mil cada um. Os contratos foram assinados em abril daquele ano e depois os contratantes não receberam mais retorno da empresa. “Meu sogro até já quitou o carro e nem um contato, a gente liga lá e diziam que está em andamento, agora nem atendem mais, cheguei a ficar uma hora no telefone, atendimento bem diferente do que era na época em que assinarmos o contrato”, disse Ivanil Silva.
No site da Fundação Procon a OC Assessoria de Crédito, dona das marcas Finalize e Platinum Assessoria, aparece no ano passado com 64 queixas, sendo que apenas 11 delas foram atendidas. As queixas mais comuns são: não cumprimento da oferta, publicidade enganosa, cobrança indevida e rescisão contratual. No ano de 2017 foram 60 queixas. A coordenadora de atendimento do Procon de São Paulo, Renata Reis, explica a empresa não pode garantir que vai reduzir o valor de financiamento. “As pessoas acabam atraídos pela promessa de ganho de causa, alguns consumidores até pararam de pagar os financiamentos. Essa prática por si só já aponta irregularidades no âmbito do Código de Defesa do Consumidor. Antes de finalizar qualquer contrato o consumidor deve verificar no site do Tribunal de Justiça se há ações em andamento, qual o entendimento da justiça, tem que ficar atento. Não é porque há um contrato assinado que a empresa não vai responder por uma oferta indevida. Nos processos que atendemos pedimos a devolução dos valores tendo em vista que a oferta não foi cumprida”.
Ainda de acordo com a coordenadora do Procon a empresa demonstrou que moveu alguns processos. “Mas mesmo que ela tenha algumas sentenças positivas, ela não pode garantir que conseguirá baixar os valores. Temos remetido ao Ministério Público, quando a empresa não se manifesta. Quando a empresa não atender mais o telefone, no Judiciário o processo vai contra os sócios da empresa”, finaliza.
No site do Procon (http://www.procon.sp.gov.br/reclamacoes.asp) o consumidor pode pesquisar pelo nome as empresas mais reclamadas. O site especializado em relações de consumo Reclame Aqui, também pode ser uma fonte de pesquisa além do site do Tribunal de Justiça. No caso do Reclame Aqui, a Finalize aparece sob o título “não recomendada”, obtendo apenas 11,8% das reclamações respondidas. A Platinum aparece sob a mesma avaliação.