Assine nosso podcast Spotify
A dona de casa Magali Ribeiro Ferreira, moradora da comunidade Vista Alegre, localizada no Morro do Kibon, em Santo André, está desesperada, porque o local está sem água desde segunda-feira, dia 22. A munícipe conta que tem duas crianças e estas não foram para a escola esta semana, porque não tiveram como tomar banho. Reclama que, assim como outros moradores, já telefonou várias vezes para reclamar sobre o problema ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), empresa responsável pelo abastecimento no município, mas nada de água.
No começo da semana, diz, a justificativa era de que o problema foi causado pelo excesso de chuvas e nesta sexta-feira a resposta foi de que o serviço havia sido normalizado desde quinta-feira (25/4). “Como assim, choveu faz tempo? E chove e falta água nas casas? E ainda dizem que hoje já tem água em nossas casas, mas onde? Venham me mostrar”, desafia a mulher, bastante irritada com a situação.
Moradora na travessa Maria José da Silva, Magali afirma que a casa está um caos. “Já usamos todas as louças, todas as roupas, está tudo sujo, não sei mais o que fazer, muito complicado, principalmente para quem tem crianças em casa”, afirma a dona de casa, que até pediu para enviarem um vídeo à redação para mostrar como estava dentro da residência.
Resposta do Semasa
Por meio de nota, o Semasa informa que o Morro do Kibon foi indiretamente atingido pela redução no fornecimento de água da Sabesp para Santo André pelo sistema Rio Grande/Billings. Além disso, explica que a diminuição da vazão foi ocasionada pelo problema da água suja que atingiu o sistema de tratamento da companhia estadual. “A vazão da companhia estadual [Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] para Santo André já está sendo normalizada e a expectativa é que o fornecimento de água para a comunidade do Kibon se normalize durante o fim de semana”, completa a nota da autarquia de Santo André.