Começa nesta segunda-feira (13/05) um evento gastronômico inédito que promete agitar a região: o Festival Sabores da Cidade – 471 Motivos para Amar Santo André. Cerca de 80 estabelecimentos do segmento gastronômico aderiram à proposta da Prefeitura de Santo André e colocaram em seus cardápios um combo ou prato especial para o Festival, com preço promocional e com um nome que faça referência a algum aspecto do município, que completou 471 anos recentemente.
Todas as informações sobre o Festival, que será realizado de 13 de maio a 11 de junho, como a lista de estabelecimentos participantes, os nomes e as fotos dos pratos podem ser conferidas no site festivalsaboresdacidade.com.br.
Participam da iniciativa bares, restaurantes, lanchonetes e similares. Todos os empreendimentos serão identificados com um wind banner – banner promocional feito com tecido de bandeira – e terão prismas identificadores do Festival nas mesas.
Santo André hoje é o principal polo gastronômico da região metropolitana depois da Capital. Os investimentos neste segmento, levando-se em conta apenas os divulgados pelas empresas, já ultrapassam a ordem de R$ 45 milhões e geraram mais de mil empregos diretos desde 2017. Entre as empresas que aportaram na cidade neste período estão La Guapa, Fazenda Macaxeira e Quintal do Espeto.
“Segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising, divulgados no segundo semestre de 2023, Santo André foi a 10ª cidade do país no ranking de atração de novas franquias, onde o setor gastronômico foi o grande destaque. O Festival de Sabores é mais uma engrenagem virtuosa sendo ativada. Ao incentivar o turismo e a gastronomia como agora, contribuímos com o crescimento dos estabelecimentos, a consequente geração de emprego e o desenvolvimento da cidade”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Realizada pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, o Festival Sabores da Cidade conta com a parceria de Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Sebrae, grupo Betel Serviços, Um mais Humm (livro de desconto) e Sintragastroh (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Gastronomia, Alimentos Preparados, Bebidas a Varejo e meios de Hospedagem de Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires).