Pedestres que circulam pela rua Rosa (altura do número 170), no bairro Nova Gerty, em São Caetano, enfrentam dificuldades para trafegar pela região com segurança. Acontece que, mesmo com a proibição, carros e caminhões de carga ocupam parte da calçada e dificultam o acesso de quem passa pelo local.
Quem precisa circular pelas calçadas, reclama dos veículos estacionados. Um morador da região, que prefere não se identificar, enviou ao RD uma imagem que denuncia situação e comenta que o descaso incomoda principalmente sua mãe, que possui 90 anos e tem mobilidade reduzida.
“Isso acontece principalmente na calçada de frente a uma empresa de embalagens que fica nessa mesma rua. Acho que, como não há uma fiscalização por parte do departamento de trânsito da cidade em bairros afastados, eles acham natural fazer isso”, reclama o morador.
Segundo ele, além de outros veículos, uma Kombi específica sempre está estacionada no local, o que faz com que pedestres tenham um espaço estreito para trafegar pela via, levando pessoas que ali passam a andarem pela rua, ocasionando possíveis acidentes. Além disso, o munícipe afirma já ter registrado reclamações junto a Prefeitura, mas nada foi feito.
O que diz a Prefeitura?
Em nota, a Prefeitura de São Caetano informa a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) encaminhará agentes ao local para verificação e tomada de providências. A administração informa, ainda, que casos como estes devem ser denunciados para o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) através do telefone 0800-7000-156, que tem funcionamento 24h, ou para a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), pelo 4233-8920, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.
Para denunciar, é preciso de informações sobre datas e horários em que veículos estacionam sobre a calçada.