A Black Friday se tornou o momento mais importante para o e-commerce brasileiro e o favorito de quem quer adiantar as compras de Natal. Originalmente realizada nos Estados Unidos, um dia depois do Dia de Ação de Graças, a promoção esse ano acontece dia 23 de novembro, no varejo online e lojas físicas, que oferecem opções de ofertas para todo o mês.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 77% dos empresários que vão aderir à Black Friday enxergam oportunidade para aumentar as vendas. Como os produtos eletrônicos são os mais procurados na data, estudos do Ebit, que mede a reputação das lojas online, esperam que o comércio eletrônico tenha faturamento de R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday de 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado.
No entanto, a empolgação para aproveitar os descontos deve ser controlada. Segundo Denise Ventrici, diretora do Procon e Assistência Judiciária de Diadema, o comprador deve ter em mente o consumo consciente e analisar a necessidade de aquisição do produto neste momento, já que os saldões do início do ano, que acontecem entre janeiro e fevereiro, geralmente oferecem condições de preço mais adequadas para o consumidor brasileiro do que a Black Friday.
Ventrici recomenda pesquisar antes da compra e analisar as oscilações de preço do produto nos últimos meses. “Se o produto tiver aumentado de preço e apresenta queda na Black Friday, a promoção vira a famosa metade do dobro”, diz. Outros aspectos, como condições de parcelamento e juros, política de troca e condições de compra, como a vinculação de garantia estendida para a obtenção do desconto, merecem atenção especial.
No caso de compras on-line, o consumidor deve checar a quantidade disponível do produto, uma vez que por conta da grande procura, muitas vezes o item fica esgotado e a loja não efetua a entrega. Nesse caso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem direito de receber produto ou serviço semelhante ao adquirido ou receber o dinheiro de volta. “Faça um print no momento da compra para, se necessário, contestar e abrir reclamação” reforça.
Desde 2017, o Procon Diadema realiza pesquisa anterior às promoções da Black Friday, com o objetivo de orientar o consumidor a procurar o preço mais em conta. Por conta dessa medida, ano passado houve queda no número de reclamações sobre promoções falsas. A pesquisa desse ano deve ser divulgada na próxima semana, entre os dias 5 e 9/11, e fica disponível no site da Prefeitura de Diadema.