ABC - quarta-feira , 8 de maio de 2024

116 candidatos do ABC entram na disputa eleitoral de 2018

Começou a campanha eleitoral de 2018. Desde esta quinta-feira (16), os postulantes ao cargo de presidente, governador, senador e deputado estadual e federal buscam os votos dos quase 148 milhões de eleitores no Brasil. No ABC, 116 candidatos tentam angariar o apoio de quase 2,1 milhões de eleitores em busca das vagas na Assembleia paulista e na Câmara Federal.

Newsletter RD

Dos 1.606 candidatos a deputado federal em São Paulo, 55 são oriundos da região. Segundo a Justiça Eleitoral, são 41 homens e 14 mulheres que buscam uma das 70 vagas do Estado no Congresso Nacional. No caso do parlamento estadual, são 61 candidaturas do ABC, com 47 homens e 14 mulheres na disputa de uma das 94 cadeiras disponíveis. Em todo o Estado são 1.878 candidatos a deputado estadual.

Santo André e São Bernardo têm as maiores listas de postulantes da região, 27 cada. Os andreenses têm 17 candidatos a estadual e 10 a federal. No caso dos são-bernardenses, são 15 postulantes à Assembleia e 12 ao parlamento federal. Na sequência aparece Mauá, com 23 candidaturas, 13 para o Estado e 10 para a União.

Diadema tem a quarta maior lista de candidaturas, formada por 13 candidatos a deputado estadual e oito para federal. São Caetano possui nove nomes entre os postulantes – dois estaduais e sete federais. Ribeirão Pires conta com sete representantes inscritos (cinco para o Estado e dois para a União). Já Rio Grande da Serra tem dois nomes na disputa, ambos para a Câmara Federal.

Quando a lista é separada por partidos políticos, o PT terá o maior número de postulantes no ABC na disputa, com 13 candidaturas. Na sequência aparecem PRB, PSol e Rede Sustentabilidade, com nove candidatos cada. O PRTB terá oito candidatos, AVANTE tem 7, o PROS vem com seis, MDB com 5, PV e PSD com quatro cada. As demais legendas vêm com três candidaturas ou menos. No total, 29 partidos contam com concorrentes a deputado estadual ou federal, oriundos das sete cidades da região.

Apoios

Quando se separa os candidatos pelas composições de chapas ao governo do Estado e à Presidência da República, Márcio França (PSB) e Geraldo Alckmin (PSDB) lideram as respectivas listas. Com a maior composição partidária do Estado (15 partidos), o atual governador conta com  apoio de 44 postulantes da região (22 a estadual e 22 a federal). João Doria (PSDB) aparece em segundo com 16 apoios (cinco a estadual e 11 a federal) e Luiz Marinho (PT) fecha o “pódio” com 14 postulantes em sua chapa (seis a estadual e oito a federal).

No caso de Alckmin, com chapa formada por nove legendas, o ex-governador terá apoio de 28 candidatos do ABC (11 a estadual e 17 a federal). Em segundo fica Lula (PT) com 20 apoios (oito a estadual e 12 a federal). Marina Silva (Rede) é a terceira com mais postulantes na região na chapa, 13 (nove estaduais e quatro federais).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes