
O concurso para escolher a melhor cerveja artesanal do ABC, que teve 105 inscritos nesta edição de 2018, segue a todo vapor. A cervejaria Demokrata, na Vila Assunção, em Santo André, será palco para a terceira seleção da bebida neste sábado (7/7), a partir das 16h.
O objetivo é incentivar a produção de cervejas caseiras e eleger os melhores sabores do ABC, segundo o organizador do concurso, Ali El Khouwayer. Em 2017 , foram apenas 25 inscritos – neste ano, o crescimento foi de 320% com os 105 participantes. A disputa foi idealizada pelo ÉCerva!.
Os participantes tiveram que produzir quatro amostras de cervejas (garrafas de 600 ml), de acordo com um dos estilos em avaliação: India Pale Ale, American Pale Ale, Stout, Weissbier, Sour ou Livre (qualquer um que não seja das categorias anteriores).
Os especialistas, com titulação pelo BJCP (Beer Judge Certification Program) e beer sommeliers, avaliam a qualidade do material entregue em vários quesitos, como aroma, sabor e cor das cervejas, a partir de critérios técnicos.
O objetivo, segundo Khoywayer, é fomentar a iniciativa cervejeira da região. “O concurso vem como um estímulo para aprimorar as técnicas dos cervejeiros e aperfeiçoar a qualidade do produto a ser entregue”, afirma.
As etapas anteriores ocorreram dias 23 e 30 de junho. As avaliações seguem até o dia 28 de julho. O melhor produto elencado, em cada estilo, será submetido a nova mesa julgadora dia 4 de agosto, no clube ABR Cofap Magneti Marelli, em Mauá. Neste dia, os autores das três melhores receitas em cada estilo receberão medalha, participação e insumos, conforme a colocação.
No dia 5 de agosto, no mesmo local, será conhecida a cerveja vencedora entre todos os estilos. Como prêmio, a receita ‘campeã das campeãs’ será produzida em caráter industrial na Cervejaria BeerGod e comercializada com o rótulo de Melhor Cerveja Artesanal de 2018 pelo Prêmio ÉCerva!.