ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Invisíveis ao radar, bombardeiros B-1 foram utilizados na ação militar

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, afirmou na noite desta sexta-feira, 13, que os ataques aéreos contra a Síria foram pontuais e tiveram como alvo três locais nos arredores de Damasco onde se suspeita que o regime de Bashar al-Assad produza e armazene armamentos químicos.

“Neste momento, foi um tiro só”, afirmou Mattis, em coletiva de imprensa no Pentágono. “Por ora, não temos novas ações planejadas.”

Newsletter RD

O bombardeio, feito pelos EUA, Reino Unido e França, ocorre uma semana depois de relatos de ONGs da Síria de um ataque químico a civis na cidade de Douma, reduto rebelde próximo de Damasco, que teria deixado ao menos 70 mortos.

Mattis destacou que o ataque é mais intenso que o de 7 de abril de 2017, quando os EUA lançaram dezenas de mísseis contra o regime de Assad em resposta a um ataque químico que deixou 80 mortos.

Segundo o general Joseph Dunford, o ataque durou menos de uma hora. Segundo a rede CNN, foram utilizados na ação militar bombardeiros B-1, invisíveis ao radar.

O secretário de Defesa destacou ainda que “não houve relato de dano” entre as forças dos EUA e dos aliados.

Cerca de uma hora antes, o presidente americano, Donald Trump, ressaltou que os ataques ocorrerão “até que o regime sírio deixe de utilizar armas químicas contra civis”. “Sustentaremos esta ação tanto quanto for necessário”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes