
Para receber milhares de visitantes no Dia dos Finados, celebrado em 2 de novembro, os cemitérios da região começam a realizar limpezas e manutenção. O lixo acumulado está sendo retirado, matos estão sendo podados e as famílias devem se atentar para a limpeza ou reparo nas sepulturas antes das visitações.
As prefeituras elaboraram esquemas com agentes de segurança e trânsito em todos os cemitérios. Em alguns dos locais acontecerão atos religiosos. A maioria funcionará das 8h até às 17h.
Em São Caetano, os três cemitérios públicos – Saudade, São Caetano e Das Lágrimas – permanecerão abertos até as 17h30, para aproximadamente 10 mil visitantes. Serviços de manutenção, limpeza, pintura e jardinagem estão sendo intensificados para receber o público na próxima quarta-feira.
Em Santo André, quatro cemitérios públicos têm expectativa de receber 80 mil visitantes no feriado. Os cemitérios de Curuçá, Camilópolis, Vila Assunção e Vila Pires fecharão às 17h30. A Prefeitura não permitirá a venda de flores e limpeza de jazigos no local. Haverá ainda o apoio da Guarda Municipal e equipes motorizadas que farão rondas externas. O Departamento de Engenharia e Tráfego (DET) também auxiliará com fiscalização e eventuais bloqueios nas redondezas.
A Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) informa que intensificará a fiscalização de vendedores de flores neste período, de modo a coibir o comércio ilegal. A entidade tem 12 viaturas trabalhando das 8h às 17h, em parceria com a funerária responsável de emitir a licença para ambulantes nos cemitérios.
A administração municipal de Ribeirão Pires atua com limpeza, capinação e caiação das guias para receber os milhares de familiares. Na cemitério, houve trabalho de caiação no estacionamento e implantação de cestos de lixo. O local funciona diariamente 24h por dia e durante o feriado a GCM fará a segurança do local.
Em horário normalizado, os cemitérios municipais de São Bernardo funcionarão até às 17h. A expectativa da administração é receber cerca de 5 mil visitantes por cemitério, sendo que a cidade possui quatro necrópoles. Haverá missas nos cemitérios da Vila Euclides, Baeta Neves e Bairro dos Casa, sendo uma celebração no período da manhã e outra à tarde, em horários a serem definidos.
Devido ao intenso fluxo de visitantes no Dia de Finados, haverá aumento no quadro de funcionários, reforço da GCM, PM e fiscalização de comércio, bem como esquema especial junto à Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo para o trânsito local.
O cemitério Jardim das Colinas, em São Bernardo, apresenta novidades para o feriado: terá duas missas campais, às 10h e às 15h, acompanhadas de apresentação da orquestra e coral do grupo Aliança. As celebrações terão transmissão ao vivo na rádio Imaculada Conceição AM 1490. O cemitério-parque funciona 24h com horário de visita das 7h às 17h, possui floricultura interna e todos os serviços de funeral.
Abandono
A encarregada do cemitério Curuçá, de Santo André, Mileni Prado, afirma que uma das principais preocupações nos cemitérios é o abandono de sepulturas por parte das famílias. A falta prolongada de manutenção e limpeza pode danificar os espaços e deste modo acumular lixo.
“Não começamos limpezas específicas para o feriado, pois procuramos deixar o cemitério em ordem sempre. Com limpeza ao redor dos túmulos, lixeiras espalhadas no cemitério, capinação em dia e principalmente a limpeza das 13 salas de velório”.
Em Mauá, o Jardim Santa Lidia e o Vila Vitória passaram por limpeza, capinação, pintura dos velórios, capelas, muros e quadras. (Colaborou Amanda Lemos)