Os cemitérios da região estão preparando uma série de atividades para o Dia de Finados, dentro destas programações as missas são o ponto alto da data que deve atrair milhares de pessoas às necrópoles públicas e particulares neste sábado (02/11). Com investimento maior os particulares oferecem mais, como musicistas e até atendimentos de saúde para os visitantes.
O cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, é um dos que vai oferecer uma série de atividades para quem for visitar os jazigos. O cemitério terá massagem Reiki, medição de pressão arterial e aferição do diabetes, vai ter distribuição de pipoca e algodão doce. Além das missas que acontecem às 9h, 11h e 14h haverá apresentação de músicos violinistas e saxofonistas.
Para fazer trazer lembranças dos entes que se foram o cemitério Memorial Vale da Paz, em Diadema, vai ter recepção à partir das 8h e às nove acontece a primeira missa do dia seguida de uma palestra sobre o processo do luto, durante a dinâmica acontece a apresentação de um duo de músicos com violoncelo e violino. Também haverá recreação infantil com atividades em todo o período do evento. Quem está todos os anos no Vale da Paz, é Maria Alves, que vem visitar o túmulo do filho, falecido há sete anos e também onde estão sepultados um irmão, um cunhado e a sogra. “Eu venho sempre, mas no Dia de Finados eu não posso faltar, sei que tem trânsito, tem muita gente, mas eu me programo e venho cedo”, diz a moradora de Diadema.
O cemitério e crematório Jardim da Colina, em São Bernardo, vai ter a tradicional missa com Frei Sebastião que terá a participação do Coral e Orquestra Aliança. Os falecidos serão homenageados com balões com fitas coloridas e mensagens. A missa começa às 10h. A cerimônia será transmitida pelo Instagram do cemitério. A necrópole informa também que a floricultura vai estar preparada para a colocação de flores e arranjos previamente, assim quando os visitantes chegam o jazigo está pronto.
O cemitério vertical Phoenix, na Vila Palmares, em Santo André, terá duas missas, às 10h e 15h e também terá palestras, medição de pressão arterial e de diabetes. A programação inclui também músicos. O cemitério garante que não haverá dificuldade para estacionamento e que haverá também seguranças no local.
A segurança também é uma preocupação de quem vai aos cemitérios públicos da região. Outra preocupação é a conservação dos espaços, mas, em geral as prefeituras fazem ações de limpeza, pintura e pequenas obras para esperar os visitantes.
O cemitério público de Diadema, que fica no bairro Parque Real, a prefeitura vai fechar a Alameda da Saudade, onde fica a necrópole, das 7h às 17h, por onde só poderão circular pedestres. Além de reforçar a equipe com mais funcionários dentro do cemitério, também vão circular pelo local guardas civis municipais, que também farão rondas pelo entorno. No Cemitério Municipal de Diadema haverá três missas campais, às 9h, 12h e 15h. São esperadas cerca de 6 mil pessoas.
Em Rio Grande da Serra as missas serão às 10h e 15h. A prefeitura informa que vai manter oito funcionários só para fazer a limpeza durante o dia de maior visitação. O município também garante a segurança. Haverá patrulhamento das viaturas da Guarda Civil Municipal, e as viaturas do trânsito estarão na entrada para auxiliar os motoristas.
Os quatro cemitérios públicos de São Bernardo terão missas. Na capela do cemitério da Vila Euclides as missas acontecem às 7h, 9h 11h e 16h; no cemitério Bairro dos Casa, às 9h; no da Vila Paulicéia as celebrações religiosas acontecem às 8h, 10h, 14h e 16h, e no Baeta Neves, somente às 9h. “Com relação a espaços reservados para flores e velas os cemitérios não contam com o local. A fiscalização ocorrerá nos arredores dos campos santos. O estacionamento no entorno dos cemitérios será o de praxe, nos locais permitidos com ronda permanente da Guarda Civil Municipal no período de visitação”.
A Prefeitura de Santo André esclarece que as necrópoles terão programação de missas de hora em hora a partir das 8h, até às 17h. Os agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) vão atuar na região dos cemitérios municipais. Já a GCM andreense vai garantir o patrulhamento durante a visitação. Na cidade os cemitérios públicos são: Saudade, Cristo Redentor, Sagrado Coração de Jesus, Bom Jesus e o cemitério do Carmo, no Curuçá.
As prefeituras de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires não responderam. De Ribeirão Pires, Rose Silva, diz que se preocupa com a degradação do cemitério público da cidade, mesmo com as ações de conservação feitas próximas ao Dia de Finados, ela diz que pouco melhorou. “Eu sempre vou, mas na minha opinião melhorou talvez 5%. Estive lá ontem (quarta-feira, 30/10), passaram uma tinta branca nas guias, mas 95% continua igual, o mato lá cresce muito e segurança me preocupa. Há dois meses roubaram a cruz do túmulo da minha família, já tinha acontecido isso antes e aconteceu novamente”, relata. Mas apesar dos problemas Rose diz que não pretende deixar de ir. “Isso não me desmotiva porque não vou por causa do cemitério, vou por causa da minha família que está enterrada lá. Mas vejo que tem tanta coisa lá que poderia melhorar. Acho que tinha que criar um movimento para melhorar, no interior a gente vê muitos cemitérios bem cuidados, tem árvores cuidadas com flores, em bancos para os idosos descansarem, enfim tem tanta coisa que dá para fazer. Eu não vou no dia 2 porque já fui ontem, mas o restante da família que mora em Ribeirão Pires irá com certeza. Vou para orar para minha família e cuidar do túmulo.