
Duas unidades do Grupo NotreDame Intermédica, localizadas na praça Dr. Adhemar de Barros, em Santo André, e na rua Atlântica, em São Bernardo, se tornaram alvo de reclamações de pacientes por conta da demora nos atendimentos. De acordo com as reclamações as filas para atendimento são enormes, e quem tenta agendar ou remarcar consultas enfrenta problemas.
Julia Natulini, conveniada há um ano, comenta que as unidades do Grupo NotreDame Intermédica na região estão sempre lotadas, e que é comum ficar horas à espera para fazer procedimentos simples. “É difícil ligar para agendar consultas, difícil conseguir remarcar e difícil de visualizar os agendamentos, já que nem sempre enviam por e-mail as guias de confirmação”, relata.
Gestante e sem atendimento prioritário na rede, a paciente comenta que já enfrentou problemas, inclusive, com a assinatura de guias de pedidos médicos para encaminhamento à exames. “Fiquei esperando cerca de duas horas até que refizessem a guia para que eu pudesse fazer os exames que o médico solicitou”, conta.
Julia diz, ainda, que na última terça-feira (30/01), esteve na unidade da rua Atlântica, em São Bernardo, onde o sistema operacional não estava funcionando e então, todas as guias foram feitas manualmente, o que atrasou ainda mais os atendimentos. “O hospital foi lotando a cada hora. Tinham idosos e gestantes em pé e todos querendo ser atendidos, mas por conta de uma falha no sistema da unidade, ficaram esperando por muito tempo por uma única guia”, relata.
Lucélia Aparecida Paulino, também paciente da Notredame, comenta que o pai, de 90 anos, precisa ir frequentemente ao hospital para realizar exames de rotina, mas também enfrenta problemas quando acionar os canais de atendimento do grupo. “Era comum agendar consultas pelo telefone, mas agora não é possível conversar com ninguém”, comenta Lucélia ao explicar que a ligação é gravada e não é possível realizar agendamento de exames.
O Pronto Socorro, localizado na praça Dr. Adhemar de Barros, em Santo André, também é alvo de reclamação. Lucélia conta que sempre que precisa ir até o local, precisa esperar horas. “Parece até que estão sempre sobrecarregados, e se pedem para fazer exames (seja de sangue ou algum outro), não avisam se o exame está pronto ou não, e ficamos esperando sem necessidade”, salienta.
Questionado, o Grupo NotreDame Intermédica informa que na manhã de terça-feira (30/01), uma queda sistêmica pontual aconteceu em um dos laboratórios da rede (em São Bernardo), e a equipe agiu prontamente, mantendo o fluxo de atendimento organizado para assegurar total assistência aos pacientes. “Os serviços na unidade já foram rapidamente restabelecidos e seguem normalizados”, informou.
Já em relação aos atendimentos no Pronto-Socorro de Santo André, a operadora afirma que não recebeu queixas formais sobre problemas ou demora no atendimento, e que segue em pleno funcionamento. “A companhia reafirma seu comprometimento em seguir os critérios de urgência e emergência individualizados, cumprindo integralmente os prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e segue à disposição para quaisquer dúvidas”, diz.