Membro do Conselho de Cultura de Ribeirão Pires, Luca Dubem entrou em contato com a Prefeitura para solicitar o agendamento de espaço público para realização de evento. Para a sua surpresa, teve como resposta que não há agenda aberta e que não se tem informações sobre agendamentos até o fim de 2024. A Prefeitura nega e afirma que novos agendamentos serão abertos em novembro.
Participante da cadeira de música do Conselho, Dubem entrou em contato via telefone com a Prefeitura no dia 9 de outubro, para solicitar a agenda de espaços públicos para outubro. “Liguei diversas vezes e nunca consegui, parecia até que não queriam falar sobre esse assunto. Até que um homem chamado Vicente atendeu, buscou saber sobre o assunto, e no fim das contas disse que não era com ele, e sim com o secretário de Turismo mesmo”, diz.
Entre as ligações, Luca Dubem descobriu que a pessoa responsável pela agenda de eventos da cidade (Fernanda), se encontra de férias, e que somente ela é a detentora da agenda da cidade.
Após várias tentativas, Dubem conseguiu o e-mail da Secretaria de Turismo, responsável pelos agendamentos dos espaços públicos em Ribeirão Pires. Assim com explicou a secretaria do Paço que passou o endereço, o membro do conselho formalizou as informações e envio para a Pasta, que obteve a seguinte resposta. “Recebemos seu ofício e conforme orientado pelo secretário da Pasta, vimos por meio deste informar que não abrimos a agenda para outubro, novembro e dezembro”. A mensagem ainda diz que até o momento, não há informações referentes aos agendamentos para 2024.
“Não consigo agendar um espaço para realizar um evento, mas ao mesmo tempo, eles não têm informação algumas sobre a agenda da cidade. Para mim, isso demonstra despreparo por parte dos funcionários ou até mesmo de má índole, de não buscarem ajudar a resolver os problemas do cidadão”, critica o morador.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura afirma que a situação não procede. Segundo o órgão, para todas as solicitações de agendamento, a equipe responsável esclarece que as agendas de espaços públicos estão fechadas em outubro.
A partir de novembro, a agenda será aberta aos fazedores de cultura, artistas e grupos interessados, para consulta e programação de datas nos locais disponíveis.