
Um problema bem corriqueiro na saúde é o tratamento de pedras nos rins. Apesar do potencial de agravamento, se diagnosticado e tratado o paciente volta a uma vida normal, mas esse não foi o resultado do tratamento da moradora de São Bernardo, Maria Vandernilda Sales Fauquet, de 54 anos, que desde outubro de 2023 vem sofrendo muito com o problema e com dificuldades com o convênio médico Santa Helena. A família diz que a demora para a retirada de uma sonda pode ser um dos motivos de uma infecção renal cuja bactéria causadora é desconhecida e por isso seu tratamento não avança. A piora no quadro de saúde a levou para mais uma de várias internações. Já a operadora de saúde diz que a paciente segue acompanhada e em tratamento.
O drama da família começou há um ano e quatro meses quando, para expelir as pedras do rim Maria recebeu um tipo de sonda, denominada de “Duplo J”. Essa sonda deveria ter sido retirada em três meses, mas não foi e isso só aconteceu 11 meses depois, no fim do ano passado. Segundo o marido Marcelo Aparecido Costa Palla Fauquet, a demora para a retirada trouxe problemas como a calcificação do tubo no local. Na época, ao ser procurada pelo RD a Santa Helena disse que a remoção demorou por causa de outros problemas de saúde da paciente.
“Depois da cirurgia que removeu a sonda Duplo J foi descoberta uma infecção nos rins dela, causada por uma bactéria que os médicos não sabem qual é e por isso eu vou e volto com ela do médico, ela volta para casa com muita dor, minha mulher está sofrendo muito, vejo ela piorando a cada dia e os antibióticos não estão funcionado”, relata Fauquet.
O marido conta que sua mulher sofreu uma transformação, desde que passou pelo procedimento de colocação do Duplo J. Perdeu muito peso em pouco tempo, além de sofrer com dores intensas. “Minha mulher se transformou e tudo foi por causa do Duplo J que ficou 11 meses nela e depois que tirou só vem piorando”, lamenta.
Em nota, a Santa Helena diz que a paciente conta com toda estrutura necessária para seu tratamento. “O Hospital Santa Helena de São Bernardo informa que a paciente está sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar, incluindo as especialidades de nefrologia, infectologia e urologia, recebendo todos os cuidados adequados ao seu quadro e atenção de nossa equipe clínica”, diz comunicado da operadora.