As agências da previdência voltaram a funcionar, mas o atendimento é feito para quem agendar o serviço desejado previamente. Com a reabertura gradual, inicialmente algumas unidades estão abertas para ofertar serviços específicos.
A prioridade nessa fase inicial são perícias médicas, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para qualquer um desses atendimentos, as pessoas devem antes fazer agendamento de data e horário pelo telefone 135, site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao solicitar o agendamento, o segurado é informado pelo sistema sobre quais agências têm vaga para a demanda.
No endereço covid.inss.gov.br, é possível ver se há agência do instituto estão abertas na cidade em que a pessoa precisa ser atendida. No topo da página, é preciso clicar em: Procure uma agência do INSS. O portal covid também apresenta outras informações do atendimento durante a pandemia. Mesmo com a agência da cidade funcionando, a pessoa deve agendar o atendimento.
Parte das unidades reabertas não voltaram a oferecer atendimento médico-pericial para a concessão do auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. Por isso, foi publicada uma portaria que permite que o segurado, no momento do requerimento, possa fazer a opção pelo agendamento da perícia médica em uma das unidades de atendimento da Perícia Médica Federal cujo serviço de agendamento esteja disponível, ou optar pela antecipação do benefício, no valor de R$ 1.045.
Para requerer a antecipação do auxílio por incapacidade temporária, o segurado deve enviar, pelo Meu INSS, o atestado médico e a declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados. Após isso, o atestado passará por análise de conformidade pela perícia médica para concessão da antecipação, caso cumpridos seus requisitos.