ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Fed: política fiscal de agora em diante será elemento crucial da recuperação

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Dallas, Robert Kaplan, afirmou neste domingo, 14, que já se sabia que, conforme os Estados Unidos reabrissem sua economia, haveria mais novos casos da covid-19. Durante entrevista à emissora CBS, ele disse que, no quadro atual, a questão da resposta na saúde é “tão importante quanto a política fiscal ou a monetária”. Para Kaplan, é crucial neste momento que as pessoas continuem a adotar medidas como o uso de máscaras, que existam bons testes disponíveis e também que seja feito rastreamento de contatos dos casos da doença, a fim de conter focos de contaminação. “E acho que a extensão do que fizermos isso bem determinará quão rápida será a recuperação. Nós cresceremos mais rápido se fizermos as coisas bem. E, neste momento, o crescimento está relativamente desigual”, comentou.

Kaplan apontou que, atualmente, a taxa de desemprego nos EUA está em “cerca de 15%”, mas previu uma melhora gradual nos próximos meses. Mesmo assim, no fim do ano a taxa deve ainda estar “elevada”, admitiu. Algumas pessoas podem não conseguir seus empregos antigos e terão de buscar novos, por isso será necessário um esforço para treinar essas pessoas e ajudá-las nessa mudança, afirmou.

Newsletter RD

O presidente do Fed Dallas voltou a falar sobre a importância da política fiscal para apoiar o quadro. Ao mesmo tempo, disse que deve haver incentivos para a volta ao trabalho, sempre que isso for possível. “A política fiscal de agora em diante será um elemento crucial da recuperação”, ressaltou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes