ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Morre aos 83 anos o ex-tri-prefeito Newton Brandão

Morreu neste sábado (25/12), aos 83 anos, o ex-prefeito de Santo André Newton da Costa Brandão (PSDB). Ele morreu dormindo na casa da filha em Campinas, no interior paulista, onde passou a ceia de Natal. Por volta das 10h, segundo informações, a filha o encontrou morto na cama. Brandão foi submetido a uma bateria de exames no último sábado, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, mas nenhum problema foi diagonisticado.

Segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, nas últimas semanas seu estado de saúde apresentava-se compromotido devido a idade. Brandão não se locomovia mais sem a ajuda de terceiros e também passava por um quadro depressivo devido a morte de familiares.

Newsletter RD

Velório e enterro

O corpo de Brandão foi trazido para Santo André e o velório acontece na Câmara Municipal. O sepultamento acontece na manhã de domingo no cemitério da Vila Assunção.

Histórico

Nascido em Borda da Mata (MG), Brandão cumpriu três mandatos como prefeito de Santo André (1969-1973, 1983-1988 e 1993-1996). Ele deixa a esposa, Maria Pires Brandão, e três filhas. O tucano disputou sua última eleição em 2008, quando obteve menos de 10% dos votos e apenas assistiu a polarização do pleito entre Aidan Ravin (PTB) e Vanderlei Siraque (PT).

Natal ruim para políticos

A morte de Brandão marca a segunda baixa no meio político neste Natal. Nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), também morreu vítima de câncer.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes