Grana e Donisete batem boca com manifestante

Grana e Donisete, durante encontro com manifestantes para falar sobre aumento da tarifa (Foto: Tiago Oliveira)

A reunião dos prefeitos que tinha como objetivo definir as novas tarifas de ônibus do ABC teve momentos de tensão. Manifestantes estiveram nesta segunda-feira (22) no Consórcio Intermunicipal para presssionar os chefes de Executivo a não aumentar a passagem e o clima ficou pesado, mais de uma vez. Por precaução, a secretaria de Segurança Pública de Santo André aumentou o número de GCMs na entrada da entidade, que fica na avenida Ramiro Colleoni.

Marinho x manifestante 1
Assim que chegou ao Consórcio, por volta das 9h30, o prefeito de São Bernardo foi abordado por integrantes do Comitê contra o Aumento das Passagens do ABC, que queriam apresentar as reivindicações do grupo antes da reunião dos prefeitos. Marinho, apesar dos pedidos insistentes, disse que só falaria depois do encontro com os chefes de Executivo.

Newsletter RD

Marinho x manifestante 2
A recusa do petista desagradou o grupo. Enquanto Marinho subia as escadas para começar a reunião com os prefeitos, um dos manifestantes gritou: “fascista!”. Marinho então voltou e perguntou, irritado: “Quem me chamou de fascita. Se apresente porque eu vou processar”. Como ninguém assumiu a autoria da ofensa, o prefeito finalizou: “Covarde”. E subiu para a reunião.

Temperatura máxima
Assim que a reunião e a entrevista coletiva dos prefeitos terminaram, parte dos gestores se dirigiu ao auditório para conversar com os manifestantes. Apesar da fala incisiva dos integrantes de movimentos de esquerda contra o aumento da passagem, o bate-papo até que ocorria de forma tranquila. Até que uma pessoa começou a acusar os prefeitos de terem relação nada republicana com os empresários de ônibus (você pode ouvir o bate-boca no link acima). “Aqui não é a casa do povo, aqui é o comitê de negócios das prefeituras junto com os empresários para garantir lucro”, afirmou.”Os políticos ganham milhares com a corrupção. O Donisete [Braga] pode falar, o quanto tem de dinheiro lá em Mauá em relação ao SIM (Sistema Integrado Municipal) que financiou a campanha”.

Donisete cita ameaça
“Você está fazendo uma acusação que não é verdade. Você não pode fazer uma acusação dessa”, retrucou Donisete. “Aí não, vou me retirar. Não aceito. Ofender não! Vou junto com o Donisete agora fazer Boletim de Ocorrência, vai ter que provar isso na Justiça”, esbravejou o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT). “Minha família foi ameaçada de morte pelo Baltazar depois de 30 anos que tiramos ele da cidade, meu filho e minha filha. E até hoje o pessoal não acredita nisso”, reclamou o prefeito de Mauá.

Quem é
O Baltazar citado por Donisete é Baltazar José de Souza, dono das empresas EAOSA, Ribeirão Pires e Viação Cidade de Mauá (VCM), que foi descrendeciada pela prefeitura. A VCM deixou de operar no município no dia 7 de dezembro deste ano.

____________

LEIA TAMBÉM:

Tarifas de ônibus do ABC terão mesmo reajuste da capital

Prefeituras prometem passe livre para estudantes sem aumentar subsídios

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes