Usuários da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terão à disposição novos trens a partir do ano que vem. A linha vai receber no 1º semestre de 2015 parte dos 65 novos trens recém-adquiridos pelo governo de São Paulo.
A informação foi confirmada nesta terça-feira (4) pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira. A operação no trecho Rio Grande da Serra-Brás deve ser mesclada com os veículos novos e os trens antigos. A quantidade de veículos novos que vai para a linha 10 ainda não foi definida.
“Os trens novos serão distribuídos no sistema ferroviário. Vamos priorizar as linhas de maior necessidade: a 7 [Rubi], a 12 [Safira], a 11 [Coral] e a 10 [Turquesa]”, explica Bandeira. “Teremos a partir do 1º semestre do ano que vem a entrega de 65 trens, são oito carros cada trem. 520 carros novos, zero quilômetro, tudo para a CPTM”, afirma o governador Geraldo Alckmin.
Os trens que circulam hoje no ABC estão em operação há 16 anos e foram fabricados pela espanhola CAF. A Renfe, operadora de transporte sobre trilhos da Espanha, vendeu os veículos para o governo de São Paulo em 1998.
Os 65 novos trens foram adquiridos pelo governo de São Paulo por R$ 1,8 bilhão. A Caf e o Consórcio IESA – formado pelas empresas IESA e Hyundai Rotem – venceram a licitação e são as responsáveis pela construção das composições.
Reformas
As prometidas reformas nas estações da CPTM no ABC ainda não têm data para virar realidade. O governo do Estado ainda espera a liberação de verba federal que será destinada às obras, através do PAC Mobilidade.
“Havia uma dúvida se você podia assinar convênio [com o governo federal] durante o período eleitoral. Acabada a eleição, não há mais motivo para não assinar”, avalia o governador Geraldo Alckmin.
O governo paulista aguarda R$ 590 milhões do PAC Mobilidade para tocar as reformas. Passarão por intervenções as estações Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.