Mauá apresenta prédio que abrigará IFSP

Projeto para reforma da escola municipal Clarice Lispector. Foto:

Mauá apresentou nesta quinta (4) o prédio que vai abrigar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O imóvel fica na rua Almirante Barroso, 170, vila Bocaina. O campus do Instituto é o primeiro da região e vai oferecer, a partir de 2015, cursos técnicos e de graduação a serem definidos por meio de audiências públicas e com base nas vocações produtivas da região.

O prédio, que possui 2,5 mil m² de área construída e já acolheu a escola municipal Clarice Lispector, conta com 23 salas de aula, além de salas de direção, coordenação, de professores, laboratório e outras facilidades de suporte. “É mais um reforço que passará a compor a rede de qualificação profissional do município”, destaca o prefeito Donisete Braga, ao se referir à ETEC e FATEC, do governo estadual, e ao Qualifica Mauá, programa que tem suporte do Pronatec, do governo federal, com cerca de 4 mil alunos formados, além de outros 873 atualmente matriculados.

Newsletter RD

Parceria
Inicialmente, o prédio abrigará cursos do Qualifica Mauá a partir da segunda quinzena de setembro. São cursos de introdução à interpretação em língua brasileira de sinais (libras-português) e auxiliar de recursos humanos. Além desses cursos, foram pactuados, entre a Secretaria de Trabalho e Renda, e IFSP, a oferta dos cursos de inglês básico, espanhol básico, programador web e auxiliar financeiro. Aprovados pelos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, esses cursos encontram-se em fase de homologação pelo Ministério da Educação. Se homologados, serão ofertadas mais de 200 vagas.

Sobre o IFSP – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino, fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices. Ao longo dos 105 anos de história recebeu também os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.

Com a mudança, o Instituto passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. É organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais quatro mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo Estado.
Interessados em obter mais informações podem se dirigir ao Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR), na rua Manoel Pedro Júnior, 45, vila Bocaina. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4514-6141.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes