Estado apresenta traçado inicial do Metrô em Diadema

Prefeito Lauro Michels (PV) esteve no gabinete do secretário Jurandir Fernandes para conhecer a proposta do trajeto inicial da extensão da linha 17-ouro para o município do ABC. Foto: divulgação

O chefe do Executivo diademense, Lauro Michels (PV), esteve nesta quarta-feira (27) no gabinete do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para discutir a expansão da linha 17-ouro (Jabaquara-Morumbi) do Metrô, que chegará ao município pela estação Jabaquara, conforme anunciado pelo governador Geraldo Alckmin em outubro passado. Fernandes apresentou três opções de traçado, sendo que a mais cotada está orçada em R$ 1,4 bilhão, sem contrapartidas da Prefeitura.

A alternativa escolhida acrescentará mais 5,6 km ao projeto original, que já tem 17,9 km e 18 estações. O monotrilho atravessará a Rodovia dos Imigrantes, adicionando seis paradas: Centro de Exposições Imigrantes, Vila do Encontro, Vila Fachini, Vila Clara, Vila Élida e Terminal. 

Newsletter RD

Presente na reunião, a deputada estadual Regina Gonçalves (PV) disse que essa opção foi escolhida dada a viabilidade econômica do projeto, além de apresentar impactos ambientais relativamento menores. “Ainda estamos no início do processo de discussão, mas já é um avanço definirmos politicamente que haverá Metrô em Diadema e um traçado com menor impacto relacionado às desapropriações e ao meio ambiente. Agora, uma equipe técnica cuidará do projeto básico”, ressaltou.

A parlamentar elogiou o empenho do Estado em garantir uma linha do Metrô para Diadema, destacando que o município ficou de fora dos planos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC sobre a construção da linha 18-bronze, que ligará o ABC à Capital a partir da estação Tamanduateí, passando por São Caetano, Santo André e São Bernardo. “Existiu um equívoco nos trabalhos do Consórcio. Simplesmente não consideraram que Diadema está a 5 km de distância da estação Jabaquara do Metrô. A cidade tem potencial claro para ser um braço da expansão metroviária”, pontuou.

A linha 17-ouro compreende a ligação do aeroporto de Congonhas na estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com a extensão até Diadema, a linha totalizará 23,5 km. O governo estadual também projeta inserir mais 29 trens no trajeto, totalizando 47, e avalia a necessidade de construir um pátio adicional. Com demanda prevista de 16 mil passageiros por hora, o volume diário da linha 17 seria de 567 mil passageiros. 

Fim da integração

O prefeito Lauro Michels utilizou sua página oficial no Facebook para informar que aproveitou a reunião com Jurandir Fernandes para pedir a continuidade da integração gratuita nos terminais Piraporinha e Diadema. “Protocolei o pedido de renovação de convênio [com a EMTU], renovando compromisso de garantir a gratuidade da integração nos terminais da cidade”, disse.

Segundo Regina Gonçalves, Diadema já acordou com o Estado a manutenção da gratuidade. “Não haverá cobrança. Isso já está fechado”, garantiu.

A reportagem tentou ouvir o secretário municipal de Transportes, José Carlos Gonçalves, sobre o assunto. Porém, não foi atendida.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes