
A Enel Distribuição São Paulo realizou mais de 96 mil podas de árvores nos sete municípios do ABC entre janeiro e setembro de 2026. São Bernardo lidera o balanço regional, com 63 mil intervenções no período, o equivalente a aproximadamente 66% do total de serviços executados na região.
Ribeirão Pires aparece na segunda posição, com 13 mil podas, seguido por Santo André, que contabilizou 10 mil intervenções nos primeiros nove meses do ano.
Balanço por município
Além de São Bernardo, os serviços realizados pela concessionária no ABC foram distribuídos da seguinte forma:
Ribeirão Pires: 13 mil podas;
Santo André: 10 mil podas;
Rio Grande da Serra: 3 mil podas;
Diadema: 2 mil podas;
Mauá: 2 mil podas;
São Caetano: 850 podas.
As ações na região fazem parte do programa de manutenção da rede elétrica da Enel, que prevê a realização de aproximadamente 778 mil podas ao longo de 2026 nos 24 municípios atendidos pela distribuidora. Segundo a companhia, este é o maior volume de intervenções já programado pela empresa.
Planejamento das ações
De acordo com a Enel, as podas integram o plano anual de manutenção da rede elétrica e são realizadas conforme critérios técnicos, considerando as características da vegetação e a proximidade das árvores com os cabos de energia.
O objetivo é reduzir ocorrências provocadas pelo contato de galhos e árvores com a rede elétrica, que podem causar interrupções no fornecimento de energia.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
