
Moradores do bairro Alvarenga, em São Bernardo, registraram na noite de quarta-feira (9/9) água turva nas torneiras e vasos sanitários. Em vídeos que circulam nas redes sociais, a água aparece com uma coloração diferente do habitual, que seria cristalina.
Em entrevista ao RD, um morador de São Bernardo que preferiu não se identificar, relatou que vivenciou situação parecida. O munícipe disse que no seu caso foi decorrente de falta de manutenção na caixa d’água e que a Sabesp havia realizado obras na região, o que ocasionou a liberação de resíduos para o reservatório.
“A Sabesp, até onde eu sei, eles fazem manutenção lá na tubulação do esgoto e na hora de fechar a manutenção, eles fecham sem limpar e aí vai muita sujeira para o reservatório do pessoal”, comenta.
“O que pode estar acontecendo é um excesso no reservatório e aí a água está saindo mais escura ainda, ou se a água vem diretamente da rua, já está vindo direto a água com sujeira mesmo”, afirmou o munícipe.
O morador destacou que não entrou em contato com a companhia e que ele mesmo solucionou o problema. “Não cheguei a entrar em contato. O que eu fiz é o que geralmente o pessoal faz mesmo, fazer a limpeza, a higienização do reservatório”, relata.
Procurada pelo RD, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que recebeu uma reclamação sobre a água turva no bairro Alvarenga e que realizou a vistoria no local, onde constatou que a água fornecida estava dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Nesses casos, a companhia solicita que outros moradores que estiveram em situação semelhante entrem em contato com a Sabesp e informem endereço completo pelos canais de atendimento, para que as equipes possam verificar a ocorrência.
Os canais de atendimento da Sabesp funcionam 24 horas, os moradores podem entrar em contato pelo número 0800-055-0195 (ligação gratuita), WhatsApp (11) 3388-8000 ou Agência Virtual, pelo site da Sabesp.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
