
As redes municipais de ensino do ABC concluem, até esta terça-feira (28/7), o retorno às aulas do segundo semestre letivo. Ao todo, pelo menos 149.577 alunos de creches conveniadas, educação infantil, ensino fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retomam as atividades em escolas que passaram por serviços de conservação e manutenção durante o recesso escolar.
Entre as cidades da região, São Bernardo retomou as atividades antes das demais. No município, o segundo semestre letivo teve início na quarta-feira (22/7). Em Ribeirão Pires, o retorno às aulas está previsto para segunda-feira (27/7). Já os estudantes das redes municipais de Diadema, Santo André e Rio Grande da Serra voltam às salas de aula na terça-feira (28/7).
Durante o período de férias, as administrações municipais aproveitaram as escolas vazias para executar serviços de conservação e modernização. Entre as principais ações estão pintura, reparos estruturais, manutenção elétrica, hidráulica e civil, limpeza e higienização de caixas-d’água, dedetização, desratização, roçagem, revisão e substituição de mobiliário escolar, além de manutenções preventivas.

Escolas recebem obras de revitalização
Rio Grande da Serra informou que todas as unidades escolares recebem, durante o recesso, ações de manutenção e zeladoria, como serviços de roçagem, hidráulica e mobiliário. Além disso, uma escola passa por reparos estruturais, enquanto outras duas deverão receber intervenções até o fim do segundo semestre, conforme cronograma da administração.
Já Santo André realiza obras de revitalização e melhorias estruturais mais profundas em 17 escolas e creches. Paralelamente, as demais escolas da rede recebem serviços contínuos de manutenção preventiva e corretiva, executados conforme cronograma da Secretaria de Educação.
Em Diadema, oito intervenções estão previstas para o mês de julho, por meio dos programas Transforma Diadema e Escola Bonita. Até o momento, seis ações já foram concluídas. Entre as unidades beneficiadas estão as EMEBs Tatiana Belinky, José da Silva Filho, Henrique de Souza Filho (Henfil), Mário Quintana e Profª Elza Freire.
A previsão da Prefeitura é de que, até o fim de 2026, 40 unidades escolares sejam reformadas, o equivalente a cerca de dois terços da rede municipal. Entre as intervenções previstas estão a implantação de laboratórios sensoriais nas escolas de Educação Infantil e de laboratórios de informática e robótica nas unidades de Ensino Fundamental.
Em São Bernardo, a Prefeitura informou que não concentrou obras durante o recesso porque as intervenções ocorrem de forma contínua e programada ao longo do ano. O município mantém o Programa Viva Escola, que realiza serviços de manutenção predial, reparos de conservação e revitalização em unidades escolares da rede municipal.
As prefeituras de São Caetano e Mauá não responderam aos questionamentos da reportagem até o fechamento desta matéria. Ribeirão Pires respondeu apenas sobre a data de retorno das aulas e não informou se houve obras ou serviços de manutenção nas unidades escolares durante o recesso.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
