
No aniversário de 72 anos de Ribeirão Pires, celebrado nesta quarta-feira (19/03), a Prefeitura anunciou a assinatura de importantes ordens de início de obras que vão impulsionar a infraestrutura urbana, a mobilidade e a segurança pública da cidade.
Ao todo, os investimentos somam R$ 4.682.110, com a assinatura do pacote que marca o início das obras da Delegacia da Mulher, a revitalização da rua do Comércio e intervenções de drenagem na rua Pedro Mozelli, no Parque Aliança.
Na rua Pedro Mozelli, sistema atual, implantado há cerca de 40 anos para atender também as ruas Frederico Maziero, Luiz Botacin e João Lúcio de Moraes, tornou-se insuficiente diante do crescimento urbano da região. Com isso, a Prefeitura dará início à modernização da rede, com a instalação de tubulações de maior diâmetro, novos dispositivos de drenagem, como bocas de lobo, além da execução de sarjetas e recapeamento asfáltico em trechos das vias.
A obra visa solucionar problemas recorrentes de escoamento de águas pluviais, o que garante mais segurança, trafegabilidade e qualidade de vida para moradores e motoristas que utilizam a região. O investimento é de R$ 2.219.214 oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Damasio, com contrapartida municipal.
Outra ordem de início assinada contempla a requalificação da nova rua do Comércio, da rua Euclides da Cunha e de trecho da avenida Capitão José Gallo, com aporte de R$ 1.865.260, oriundos de emendas parlamentares do deputados estaduais Marcos Damásio e Carla Morando, além de contrapartida municipal. A iniciativa integra o programa de modernização viária do município e tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana na região central.
O projeto prevê a reabertura da rua do Comércio para o tráfego de veículos leves. O espaço receberá piso drenante e tátil, nova iluminação pública, infraestrutura hidráulica, sinalização, paisagismo, área de carga e descarga e instalação de totem de segurança.
Já a rua Euclides da Cunha passará a operar em mão dupla, com a implantação de rotatória, adequações viárias e criação de vagas para motocicletas, o que facilita o acesso à avenida Kaethe Richers e à rua Domingues de Oliveira, importante ligação com a avenida Francisco Monteiro. As intervenções também incluem ações integradas para reorganização do espaço urbano, com realocação de estruturas existentes em parceria com diferentes secretarias municipais.
Segurança pública
Durante o evento, a Prefeitura também oficializou o avanço para a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), com a assinatura da ordem de início relacionada à construção da unidade no município. A medida representa um marco para Ribeirão Pires, que aguarda o equipamento há mais de duas décadas.
A futura DDM será construída na avenida Prefeito Valdírio Prisco, em área estratégica próxima à Delegacia de Polícia e ao Fórum Municipal. O investimento para a construção do prédio é de R$ 597.635, com recursos próprios do município.
A iniciativa amplia as políticas públicas já desenvolvidas na cidade, como o aplicativo Ana e a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, que realiza acompanhamento e rondas 24 horas para mulheres com medidas protetivas.
As obras anunciadas se somam a uma série de investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos anos, como o Viaduto Estaiado, o prolongamento da avenida Prefeito Valdírio Prisco, a modernização da iluminação pública com tecnologia LED e o recapeamento de mais de 100 ruas e avenidas.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
