
A Editora Cloé, de Diadema, acaba de publicar o mais recente livro do escritor Aparecido Galindo. Intitulada “Ponta de Rua”, a obra reúne contos ambientados no chamado “Brasil profundo”, com personagens à margem dos direitos sociais que, apesar das adversidades, revelam beleza e poesia ao longo das narrativas.
A expressão que dá nome ao livro é comum na região de origem do autor, em Alagoinha, Pernambuco, e sintetiza o universo retratado nas histórias. Para o editor Carlos André, Galindo consegue condensar, em textos curtos, a tradição oral dos contadores nordestinos. “É um registro da riqueza da cultura popular nordestina, uma reclamação das mazelas sociais e da integração entre mito e vida que ainda persiste nos rincões do País”, afirma.
O livro conta com capa e ilustrações do artista visual Pedro Padosan, que produziu gravuras originais inspiradas na estética dos cordéis, marcantes na infância e juventude do autor.
Aparecido Galindo já publicou romances, como o premiado “Turmalina”, além de poemas, contos e um estudo sobre a embolada de Alagoinha. Sobre o novo trabalho, o escritor define: “É um território mais ou menos livre da institucionalidade, que condensa a cultura do meu lugar. É bem ali, fora e dentro da gente”.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
