ABC - quinta-feira , 17 de julho de 2025

Passageiros criticam trajeto por dentro de shopping para acessar terminal de Mauá

Passageiros que saem do trem são forçados a subirem até o shopping e depois descerem novamente para acesso ao terminal de ônibus. (Foto: Reprodução)

As mudanças nos acessos ao terminal de ônibus de Mauá, implementadas esta semana não agradaram parte dos usuários do transporte público da cidade. Usuários do sistema, ouvidos pelo RD, relatam um longo trajeto à pé deste a estação de trens até as plataformas de ônibus, passando por escadarias até o shopping recém-inaugurado e descendo novamente para chegar aos coletivos. Os usuários contam que são muitas pessoas em horário de pico trafegando em trechos que não comportam o volume usuários e que ainda estão em obras. A prefeitura diz que as mudanças visam a segurança dos usuários.

A reclamação é que as catracas e acessos que ficam no nível do terminal, foram fechadas na quarta-feira (11/06), isso fez com que o fluxo de pessoas que saem dos trens siga em longas filas por um trajeto acidentado até uma escada rolante que dá acesso ao Shopping Nova Estação, neste piso os usuários passam por uma catraca e descem novamente para o piso inferior onde acessam as plataformas. Há queixas de falta de faixas de pedestres e gradis, o que faz com que as pessoas trafeguem entre os ônibus.

Newsletter RD

“Antes eu levada de um a dois minutos entre a plataforma do trem e a plataforma A onde eu pego o ônibus para a Avenida Itapark, agora são pelo menos nove minutos de caminhada, subindo e descendo, dependendo do volume de pessoas, se estiver muito lotado pode demorar 15 minutos, como aconteceu comigo no primeiro dia. Não parece certo fazer a gente subir e descer de novo, me parece que fizeram isso só para aumentar o fluxo de pessoas no shopping, mas então só pensaram nos comércios, não pensaram nas pessoas”, diz o arquiteto Jefferson Passos, que usa o transporte coletivo todos os dias para ir e voltar do trabalho.

Passos fez um vídeo mostrando o trajeto do trem até o ônibus. Ele diz que no sentido contrário os percalços são os mesmos. “A gente passa por trecho em obra, ao lado de materiais de construção, fiação exposta, piso esburacado e aí afunila todo mundo para acessar uma escada rolante, ou, se quiser pode também usar a escada comum. É uma multidão para passar por um espaço pequeno. Até tem outra entrada menos movimentada, mas tem que dar a volta no terminal, aí todo mundo prefere a que fica mais perto”, comenta.

Acesso precário para deficientes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. (Foto: Reprodução)

A usuária Talita Cordeiro, relata a mesma situação. Ela comparou o trajeto dos passageiros a um jogo de videogame. “Parece o jogo do Super Mário, fazem a gente subir depois descer, passar por um beco depois um tubo até chegar onde a gente quer e tudo isso sem nenhuma necessidade. A prefeitura está obrigando a população a passar por dentro do shopping, quer induzir a população a olhar as lojas, sendo que nem 20% delas está aberta e o meu intuito não é o de consumo, só quero usar o transporte”, diz a usuária.

Talita disse que somente na quinta-feira (12/06) foram abertos acessos na parte de baixo para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. “Abriram uma catraca para quem tem deficiência e um portão para cadeirante, bem ao lado da antiga bilheteria que também foi fechada”.

O RD procurou a prefeitura de Mauá para saber sobre as dificuldades narradas pelos usuários e a prefeitura disse que as mudanças implementadas visam a segurança dos usuários. Sobre os acessos para deficientes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos, o município diz que vai ampliar os acessos. Veja a íntegra da nota:

Tráfego de pedestres entre os ônibus no terminal de Mauá. (Foto: Reprodução)

“A Prefeitura de Mauá informa que o novo sistema implantado no Terminal Central foi planejado com o objetivo primordial de assegurar a integridade e a segurança dos passageiros que transitam diariamente pelo local, tendo em vista que já ocorreram atropelamentos no local decorrentes de travessias indevidas entre as plataformas. Reafirmamos nosso compromisso permanente com a população de Mauá e com o seu bem-estar, colocando-nos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais. Nesta sexta-feira (13), foram iniciadas obras que irão ampliar os acessos destinados para idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, diz o comunicado.

A reportagem procurou também a administração do Shopping Nova Estação, mas até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

Veja vídeos feitos por usuário do sistema:

 

 

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes