
Conhecido popularmente como o santo casamenteiro, Santo Antônio será homenageado neste sábado (13/06) em paróquias do ABC com missas, bênção dos pães e a venda do tradicional bolo que leva seu nome.
Celebrada pela Igreja Católica, a data relembra a trajetória do frade franciscano, reconhecido pela dedicação aos pobres, pela defesa da fé e pelo trabalho de evangelização, embora tenha se tornado mais famoso pela associação com os relacionamentos.
Em Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo e São Caetano, comunidades católicas prepararam programação especial para marcar a data.
Em Ribeirão Pires, a programação em homenagem a Santo Antônio será realizada no Mirante Santo Antônio, com celebrações religiosas, atrações culturais e atividades para toda a família. Neste sábado (13), as atividades começam às 7h com missa na capela. Também estão previstas celebrações às 8h30 e 10h30, procissão às 9h30, a entrega oficial do Mirante Santo Antônio revitalizado às 10h e uma missa campal às 15h. A programação inclui ainda apresentações de dança e transmissão do jogo da Seleção Brasileira.
No domingo (14), as comemorações seguem com missas às 8h30 e 18h, além de atividades promovidas pela comunidade local e show musical a partir das 19h30. A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima com apoio da Prefeitura e integra o Circuito Religioso do município
Celebrações em São Bernardo
Em São Bernardo, a Paróquia Santo Antônio do Batistini realiza missas às 8h30 e às 18h. Em ambas as celebrações haverá a distribuição de pães abençoados. A programação integra a festa do padroeiro, que também contará com a venda do tradicional bolo de Santo Antônio.
A secretária paroquial Valdirene Lima afirma que a expectativa é receber um público maior do que o registrado nos dias comuns. “Esse é o nosso padroeiro. Temos uma tradição muito forte, inclusive com o Livro dos Antônios, onde as pessoas que têm esse nome fazem seus registros. É algo muito tradicional para a nossa comunidade”, destaca.
Missas em Santo André
Em Santo André, a Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina terá missas às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h30. Ao longo do dia, os fiéis poderão participar da quermesse, da venda do bolo de Santo Antônio e da bênção dos pães.
Também em Santo André, a Paróquia Santo Antônio, no Jardim Santo Antônio, celebra a data com missas às 7h30, 10h e 16h. Durante as celebrações, haverá distribuição de pães abençoados e venda do tradicional bolo. Segundo a secretária paroquial Mirlei Zacharias, cerca de 200 pães são distribuídos em cada missa, além dos reservados para a comunidade.
A preparação do bolo mobiliza voluntárias da paróquia há semanas. Uma das responsáveis pela produção, Dona Cida, conta que a tradição atravessa gerações. “Há 60 anos mantemos esse costume. Todo ano preparamos os bolos com muito carinho. É o bolo tradicional que todo mundo procura no dia da festa”, afirma.
Em São Caetano, a Paróquia Santo Antônio, no bairro Jardim São Caetano, celebra o padroeiro com missas às 8h, 10h, 16h e 18h. A programação será voltada à oração e à participação das famílias ao longo de todo o dia.
A história por trás da devoção
Segundo o padre Eduardo Calandro, administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio do Jardim Santo Antônio, o santo nasceu em Lisboa, Portugal, com o nome de Fernando de Bulhões, e tornou-se um dos maiores teólogos e pregadores da Igreja Católica no século XIII.
“Santo Antônio é uma figura central da Igreja Católica por ser um dos grandes teólogos, escritores e defensores da fé de sua época. O Papa Pio XII concedeu-lhe o título de Doutor Evangélico, reconhecendo seu conhecimento bíblico e a profundidade de seus sermões”, explica.
A fama de santo casamenteiro surgiu a partir de uma tradição popular segundo a qual o religioso teria ajudado uma jovem sem recursos financeiros a conseguir se casar. De acordo com Calandro, a história contribuiu para consolidar a devoção ao santo ao longo dos séculos.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
