
Após pausa para a Data FIFA e os compromissos da Seleção Brasileira, o futebol está de volta aos gramados do estado e do país neste fim de semana. Os clubes do ABC entram em campo por diferentes torneios: Santo André e São Caetano fazem sua estreia na Copa Paulista, enquanto São Bernardo e Água Santa seguem na disputa das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. Nas categorias de base, Mauá FC e Mauaense enfrentam a 9ª rodada do Paulista Sub-23 da Segunda Divisão.
Santo André e São Caetano estreiam na Copa Paulista
Os dois representantes da região no torneio estadual integram o equilibrado Grupo D, ao lado de Oeste, Portuguesa Santista, São José e Taubaté. O Ramalhão estreia neste sábado (14/06), às 15h, no Estádio Bruno José Daniel, o Brunão, diante da Portuguesa Santista. A equipe andreense encerrou sua participação no Paulistão A2 nas quartas de final, ao perder por 1 a 0 para o Primavera.
Já o Azulão entra em campo na segunda-feira (16/06), às 19h, no Estádio José Liberatti, em Osasco, contra o Oeste. O Azulão também caiu nas quartas de final, mas do Paulistão A4, ao ser superado pelo Nacional.
A Copa Paulista reúne clubes das quatro divisões estaduais e oferece duas vagas em competições nacionais. O campeão escolhe entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro. O vice fica com a vaga restante.

Tigre e Netuno buscam pontuar na Série C e D do Brasileirão
No neste sábado (14/06), o São Bernardo FC visita o Ituano, às 17h, no Estádio Dr. Novelli Júnior, pela 9ª rodada da Série C do Brasileirão. O Tigre ocupa a 10ª posição da tabela, com 11 pontos somados em 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. O momento exige atenção, pois a equipe acumula duas derrotas consecutivas, sendo a mais recente, em casa, por 3 a 1 para o CSA, e antes disso, perdeu por 1 a 0 para o Brusque, fora de casa.
No caso do Água Santa, que encerrou uma sequência de quatro jogos sem vencer ao superar o Maricá por 1 a 0 na última rodada, agora tenta embalar na Série D do Campeonato Brasileiro. O próximo desafio acontece também neste sábado, às 19h, diante do Boavista, na Arena Inamar, em Diadema. O Netuno aparece na 5ª colocação do Grupo F, com 11 pontos (3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas), e busca se aproximar do G4 da chave para manter chances de classificação.
Pelo Paulista Sub-23, Mauá FC e Mauaense miram recuperação
Pela 9ª rodada da primeira fase da Segunda Divisão Sub-23, as equipes de Mauá entram em campo neste sábado (14/06), às 15h, com o objetivo de se reabilitar após derrotas na última rodada. Ambas fazem parte do Grupo C do torneio.
O Mauá FC, vice-líder da chave com 11 pontos (3 vitórias, 2 empates e 1 derrota), encara o União Mogi no Estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes. No primeiro turno, houve empate por 3 a 3. Na rodada anterior, a equipeperdeu em casa para o ECUS por 1 a 0.
Já o Mauaense enfrenta novamente o ECUS, desta vez no Estádio Pedro Benedetti. A equipe ocupa a 4ª posição do grupo, com 8 pontos (2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), e vem de derrota por 1 a 0 para o Manthiqueira. O duelo do primeiro turno terminou sem gols.
Na sequência da competição, Mauá FC e Mauaense fazem o clássico local, marcado para sábado, dia 21, às 15h, também no Benedetti, pela 10ª rodada.
A disputa conta com 15 clubes divididos em três grupos, com confrontos em turno e returno. Classificam-se os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros colocados. Os oito classificados avançam para dois novos grupos, e os melhores seguem à semifinal em mata-mata.