ABC - quinta-feira , 8 de maio de 2025

Alckmin diz que ‘esquerda funciona melhor’ ao brincar sobre microfone em evento

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), fez uma piada sobre a “esquerda” ao escolher o púlpito do palco durante evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas nesta terça-feira (06/05). “A esquerda funciona melhor”, disse, provocando risadas da plateia.

A frase foi dita em resposta ao mestre de cerimônias da 5.ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que havia solicitado que ele optasse “pelo lado melhor”.

Newsletter RD

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, retomou o tom bem-humorado de Alckmin ao repetir a mesma piada ao iniciar seu discurso.

Alckmin tem histórico de alinhamento com o centro, mas com episódios de atuação tanto à direita quanto à esquerda. Na década de 1990, por exemplo, foi nomeado pelo então governador de São Paulo, Mário Covas, como presidente do Programa Estadual de Desestatização (PED). A função previa a privatização de importantes empresas estatais e a concessão de trechos de rodovias e ferrovias à iniciativa privada.

Em 2018, Alckmin concorreu à Presidência da República pelo PSDB contra Luiz Inácio Lula da Silva Lula , do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, à época, filiado ao PSL.

Já em 2022, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) para concorrer como vice-presidente ao lado de Lula, contra quem também disputou a Presidência da República em 2006, ainda no PSDB.

Após discursar, o vice-presidente se dirigiu ao aeroporto de Brasília, para uma última conversa com o presidente Lula, que embarcou rumo a Moscou, na Rússia, na noite desta terça.

No mesmo evento, participantes entoaram gritos de “sem anistia”, em referência à proposta que busca perdoar os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Também estiveram na cerimônia as ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Anielle Franco (Igualdade Racial), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Márcia Lopes (Mulheres), além do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes