
Cerca de 300 profissionais que atuam nos atendimentos de urgência e emergência da rede de Saúde de São Caetano participam nesta semana de uma capacitação sobre como agir em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Até quarta-feira (08/05), os servidores aprofundam seus conhecimentos em Legislação, Acolhimento à Vítima e Manejo Clínico, no Auditório Municipal dos Tijolos, localizado no Palácio da Cerâmica.
Nesta terça-feira (07/05), a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer, abriu o encontro. A promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de São Caetano, Janine Rodrigues de Sousa Baldomero, apresentou dados que apontam crianças e adolescentes como as principais vítimas da violência sexual no País. Ela alertou ainda que mais de 90% dos abusos possivelmente não chegam ao conhecimento das autoridades.
Sirlene Lopes de Miranda (professora do curso de Psicologia da USCS), Carlos João Schaffhausser Filho e Alexandre Massashi Hirata (professores do curso de Medicina da USCS), Maria Aparecida Dix Chehab (professora da Faculdade de Medicina do ABC), Rita Moreto e Patrícia Carla Pompilio (psicóloga e farmacêutica do Cepadi, respectivamente) integram o corpo de palestrantes da capacitação.
Casos de abuso sexual infantil podem ser denunciados ao Conselho Tutelar de São Caetano (telefone 9.4477-9999) ou à Polícia Militar, pelo número 190.