
São Caetano conquistou o segundo lugar no Ranking Nacional de Cidades Sustentáveis, desenvolvido pela plataforma Bright Cities, referência na análise de indicadores. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (26/3), durante o Smart City Expo Curitiba 2025, na capital paranaense. O levantamento avaliou 336 cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes. O primeiro lugar ficou com Barueri.
O Ranking de Cidades Sustentáveis é embasado em 43 indicadores da ISO 37120 (padrão internacional para avaliação de serviços e da qualidade de vida em áreas urbanas), distribuídos em cinco pilares: Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura, e Serviços Básicos.
O objetivo é contribuir para equilibrar o crescimento econômico das cidades com as necessidades dos cidadãos, por meio de práticas que promovam o uso eficiente dos recursos financeiros, ambientais e humanos, sem comprometer as futuras gerações.
“O reconhecimento concedido reflete o esforço conjunto do setor público e privado na promoção de políticas sustentáveis”, afirmou a CEO e Cofundadora do Bright Cities, Raquel Cardamone.
IDSC
São Caetano é destaque também no IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), que em novembro classificou a cidade como a mais sustentável do Brasil entre os municípios com mais de 10 mil habitantes. Este estudo considera o cumprimento dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU pelos 5.570 municípios brasileiros.
Além disso, São Caetano ostenta desde os anos 1990 o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Também lidera o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, entre outros indicadores.