Quem visita o Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, no bairro Santa Maria, em São Caetano, enfrenta dificuldades para estacionar devido à presença de flanelinhas não autorizados nos arredores que cobram até R$ 35 para permitir que os visitantes estacionem seus veículos.
Em nota, a Prefeitura de São Caetano informa ter acionado a Guarda Civil Municipal (GCM) para patrulhamentos na região a fim de coibir a atuação desses indivíduos, no entanto, a prática continua.
Nas redes sociais, internautas discutem a falta de vigilância no local, o que leva alguns a estacionarem em estacionamentos privados, mesmo que distantes do Teatro.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, relata que gosta de frequentar o Teatro, mas a presença dos flanelinhas tem prejudicado a experiência. “Nunca houve isso aqui. Parece que qualquer um pode chegar na região e cobrar esses valores absurdos para deixar o carro”, comenta. Há também relatos de visitantes que, ao recusarem pagar a “taxa”, tiveram seus veículos danificados.
Diante dos casos, a administração informa que a presença da GCM ajuda a dispersar os infratores, mas ações efetivas dependem do registro formal das ocorrências, por meio de Boletins de Ocorrência (B.O.).
A orientação é que, além de acionar a GCM no local, os visitantes formalizem a denúncia diretamente na delegacia, com acompanhamento da GCM, para oficializar a queixa e fornecer informações que ajudem a fortalecer as medidas de segurança.